Nova ação contra o Aedes retirou 2 t de inservíveis das casas
Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
Agentes da Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) retiraram duas toneladas de criadouros do mosquito Aedes aegypti de dentro das residências dos bairros Parque São Bento, J.S. Carvalho e Vila Leopoldina, no último sábado (12). A ação fez parte da segundo final de semana consecutivo da campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti”, que prossegue até o dia 30 de abril e prevê remuneração extra de R$ 120,00 para cada agente municipal, repassados pelo Governo do Estado, para desempenho da função nessas datas.
As visitas de casa em casa ocorrem das 8h às 14h aos sábados e, no último fim de semana, foram executadas por 40 agentes de controle de vetores da SES que, também, atuaram nos bairros Barcelona, Jardim São Conrado e Vila Fiori. “Como foram usados três caminhões, priorizamos os três bairros com maior número de criadouros identificados pelos agentes. Mas a ação preventiva, no sábado ocorreu em seis bairros”, explica a médica veterinária Thais Buti, da Divisão de Zoonoses da Saúde.
Segundo disse, 70 agentes comunitários de saúde ainda atuaram no último sábado, divididos em dez equipes, realizando trabalho educativo; porém, nas áreas de abrangência das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) Cajuru, Brigadeiro Tobias, Vitória Régia, Wanel Ville, Vila Barão e Conjunto Habitacional Ana Paula Eleutério (Habiteto).
A quantidade removida no sábado passado foi mais que o dobro daquela recolhida no anterior, em dia 5 de março, quando somou 810 quilos de criadouros, em ação nos bairros Parque das Laranjeiras, Parque São Bento e Conjunto Habitacional Júlio de Mesquita Filho.
Thaís esclarece que a operação aos sábados é semelhante ao trabalho desenvolvido no dia a dia pelas equipes de agentes, no sentido de evitar a proliferação do mosquito transmissor. Tanto que, durante esta semana, as visitas domiciliares ocorrem nos mesmos bairros trabalhados no sábado passado, com o acréscimo de imóveis na Vila Santana, Cidade Jardim e Luciana Maria. “O objetivo é concluir o trabalho iniciado”, frisa. Já as nebulizações, estão previstas para acontecer em imóveis na Vila Fiori, Jardim São Conrado e Centro.
Segundo a SES, o pagamento da diária dos agentes municipais pelo Estado está prevista na Resolução SS-9, de 15 de fevereiro de 2016, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo. A medida criou o Programa de Incentivo aos municípios para adesão à campanha estadual. Para participar, as secretarias da Saúde das respectivas cidades interessadas precisam assinar um Termo de Adesão, indicando um limite de profissionais a serem mobilizados na campanha em sua jurisdição.
