NOTA OFICIAL

Por: Secom

A Prefeitura de Sorocaba solicita a retificação imediata dos canais de comunicação que publicaram equivocadamente a informação, assim como a data, da transferência de um urso-de-óculos para o zoológico de Piracicaba (SP).

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), a transferência do úrso-de-óculos (Tremarctos ornatos) ocorreu no dia 16 de agosto de 2018, do Zoológico Municipal de Sorocaba para o Zoológico Municipal de Piracicaba, ao contrário do que vem sendo divulgado por veículos de comunicação de que essa transferência teria ocorrido na última terça-feira, dia 2.

Conforme a Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema), por meio do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, a transferência do urso foi realizada para “pareação”, ou seja, para formação de casal e contribuição para perpetuação da espécie. Também informa que a transferência não se deve à rejeição por parte do pai, como se divulgou por determinados veículos de comunicação.

A Sema, responsável pelo zoo de Sorocaba, informa ainda que foram cumpridas todas as exigências preconizadas na legislação ambiental e com autorização de transporte do animal pelo Sistema Integrado de Gestão Ambiental da Fauna de São Paulo (Gefau), nº 3463500, em 10 de agosto de 2018. Ressalta que o termo de empréstimo do urso-de-óculos foi publicado no Jornal do Município em 27 de fevereiro de 2018, página nº 20, através do processo nº 32049/2017.

A Prefeitura de Sorocaba se coloca à disposição para maiores esclarecimentos.

 

Tags: