Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/nota-de-esclarecimento-parque-da-formosa/
Acessado em: 30/11/2025 - 04h14

Nota de Esclarecimento – Parque da Formosa


Sobre o registro da morte de peixes no lago do Parque da Vila Formosa, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) esclarece que a possível causa foi uma ocorrência de extravasamento de esgoto ocorrida no domingo (28) no local, por um poço de visita (tampão) existente junto à pista de caminhada e próximo ao córrego que atravessa o parque.

O extravasamento de esgoto foi provocado pelo entupimento da rede de esgoto, devido ao seu mau uso, visto que a equipe de manutenção da autarquia que atendeu a ocorrência retirou uma grande quantidade de lixo que obstruía a tubulação, principalmente estopa, lançada indevidamente na rede. A manutenção foi concluída às 13h do domingo, com a desobstrução da rede de esgoto e a consequente eliminação do extravasamento.

Após a eliminação da causa do problema, o Saae/Sorocaba deu início na manhã desta segunda-feira (29) a diversas ações no local, com o objetivo de oxigenar a água do lago do parque, que ficou comprometida devido ao esgoto recebido. Desta forma, foram abertas descargas de água a partir de redes de distribuição existentes no entorno do parque, direcionando a água para o lago. Concomitantemente, dois caminhões-bomba da autarquia estão no parque, jateando água diretamente no lago, ação que também contribui para a renovação e oxigenação da água.

As ações estão sendo complementadas pela autarquia com a limpeza das tubulações de drenagem do lago do parque, visto que grande quantidade de lixo foi carreada para o local com as últimas chuvas, impedindo a vazão e renovação da água do lago.  A Secretaria de Serviços Públicos (Serp), por sua vez, vai fazer avaliação, reparo da bomba de aeração existente no lago e limpeza do parque, enquanto que a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) fará uma vistoria no local, para avaliar quais foram os impactos ambientais. De acordo com a Sema, a recomendação é que as pessoas não consumam esses peixes.

O trabalho com os dois caminhões-bomba continua no parque, e deverá ser mantido até que seja possível constatar que o nível de oxigenação do lago tenha sido estabilizado, para assim se evitar a continuidade da ocorrência de morte dos peixes. Cada caminhão tem capacidade para 8 mil litros de água, porém eles estão sendo constantemente reabastecidos por caminhões-pipa da autarquia, que estão se deslocando até o parque para esse fim.

Destacamos ainda que no esgoto que extravasou devido ao entupimento da rede foi constatada uma grande quantidade de óleo e graxa, motivo pelo qual a autarquia está procedendo fiscalização naquela região, para detectar a partir de onde esse material foi lançado indevidamente na rede pública, e a partir de então tomar as medidas para a regularização, com possibilidade de aplicação de multa ao responsável.