Nota de esclarecimento: distribuição de água
Por: Carlos Lara - imprensa@saaesorocaba.sp.gov.br
Sobre a atual situação da distribuição de água em Sorocaba, após os episódios do rompimento da adutora de 800 mm e as intervenções visando a sua recuperação, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Sorocaba esclarece que o abastecimento da cidade como um todo está sendo retomado gradativamente, desde o início da manhã desta terça-feira (07), quando a ETA Cerrado voltou a receber água da adutora danificada e posteriormente recuperada.
Essa operação de retomada da distribuição plena vem sendo acompanhada e monitorada pelos funcionários que trabalham diante dos terminais de computadores instalados na sala de telemetria da autarquia, na unidade Central do Jardim Santa Rosália.
Esse sistema de telemetria permite a visualização de todo a rede de reservação e de distribuição de água de Sorocaba, possibilitando a realização de manobras à distância, e em tempo real, – nos casos de necessidade de correções em regiões que ainda não estão sendo abastecidas -, tanto nos 26 Centros de Distribuição instalados nas diversas regiões da cidade, como nas redes de distribuição, que somam 1.800 quilômetros de tubulações subterrâneas, de diversos diâmetros.
A expectativa da autarquia é de que grande parte dos aproximadamente 500 bairros da cidade esteja com o abastecimento normalizado até o final da noite desta terça-feira, enquanto que a distribuição plena para a cidade como um todo deverá ocorrer até a noite da quarta-feira.
A partir deste prazo, as localidades que continuarem apresentando dificuldades de abastecimento, a autarquia atenderá pontualmente, enviando equipes de manutenção para a verificação e solução de possíveis problemas técnicos pontuais.
Nesses casos, a população deve utilizar os canais de comunicação do Saae/Sorocaba, que são os telefones 0800 770 11 95 (ligação gratuita) e 3224.5800, e o e-mail fale@saaesorocaba.sp.gov.br.
A autarquia enfatiza ainda que a colaboração da população, neste momento, será fundamental para que o sistema de abastecimento da cidade seja recuperado no menor espaço de tempo possível, e desta forma orienta os munícipes a fazer uso da água com a máxima economia, quando ela chegar aos domicílios, evitando toda situação de desperdício.
