A campanha prossegue até o dia 22 de maio em Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba promoveu neste sábado (dia 9) o Dia Nacional de Mobilização Contra a Gripe, o chamado Dia D. Na manhã deste sábado, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio tomou a vacina na Unidade Básica de Saúde (UBS) Cajuru, acompanhado do secretário da Saúde (SES), Francisco Antônio Fernandes, que também aproveitou a data para se imunizar.
No Dia D da campanha contra a gripe em Sorocaba as pessoas puderam ser vacinadas nas 31 unidades de saúde, que abriram especialmente para isso, das 8h às 17h. Ainda houve postos de imunização na Praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, das 8h às 15h, e em entidades que trabalham com idosos.
A senhora Doarnete Alves da Silva, de 70 anos, e seu marido José Valter da Silva, de 67 anos, moradores do Jardim Nilton Torres, já se vacinaram contra a gripe na UBS Cajuru. “Me vacino todo ano, acho muito importante, assim não fico doente”, comentou a munícipe.
A vacina trivalente protege da gripe A/H1N1 e também contra outros dois tipos do vírus Influenza: o A/H3N2 e o ‘B’. Ela é recomendada para crianças entre 6 meses a 1 ano e 11 meses de idade; crianças de 2 a 4 anos e 11 meses; trabalhadores da saúde; gestantes (em qualquer idade gestacional); puérperas (até 45 dias após o parto); adultos com 60 anos ou mais e ainda portadores de doenças crônicas.
Nos demais dias da campanha nacional, que prossegue até o dia 22 de maio, a vacina estará disponível em todas as 31 UBSs, durante o horário normal de funcionamento de cada uma delas, e no Serviço de Assistência Municipal Especializado (Same) para pacientes atendidos por este serviço.
Em Sorocaba, 164.453 pessoas fazem parte destes grupos contemplados pelo Ministério da Saúde e a meta é vacinar pelo menos 80% desta população, o que corresponde a 131.562 sorocabanos.
Visita ao Centro de Monitoramento da Dengue Zona Norte
Após participar do Dia D, o prefeito Antonio Carlos Pannunzio e o secretário da Saúde ainda foram visitar o Centro de Monitoramento da Dengue (CMD) Zona Norte, que funciona em parceria com a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias de Sorocaba.
Na manhã deste sábado o movimento na unidade estava bastante tranquilo e o prefeito elogiou o serviço. “Parabéns pelo trabalho que vocês estão fazendo aqui. Esta parceria com os mórmons foi muito boa”, disse Pannunzio à médica Andreia Campos Brasil, coordenadora do CMD Zona Norte.
Quem passou pela primeira vez no local foi a dona-de-casa Leda Maria Rodrigues, moradora do Jardim Los Angeles, acompanhada de sua filha e sua neta. “Estou gostando do serviço. Passei pela UPH Zona Norte e eles falaram para fazer o acompanhamento aqui na unidade”, afirmou. “Meus primeiros sintomas de dengue surgiram no sábado passado, estava com bastante tremedeira”, comentou.
O CMD Zona Norte funciona de segunda a sábado (às segundas-feiras, das 7h às 16h e de terça-feira a sábado, das 7h às 19h), na Avenida Itavuvu, 5.555.
A quantidade de novos casos de dengue em Sorocaba está em queda pela terceira semana consecutiva. Nesta que é a 17ª semana epidemiológica de dengue do ano, foram identificados 2.531 casos do dia 23 a 29 de maio, o menor número desde fevereiro. Neste ano, até o dia 29 de maio, Sorocaba registrou 48.624 casos de dengue, dos quais 11.703 confirmados por critério laboratorial e 36.921 prováveis, categorizados por meio de constatação clínico-epidemiológica. Os óbitos notificados no período somam 22 e há quinze mortes suspeitas que foram descartadas, sendo que outras catorze estão sob investigação.