Neste sábado tem nova ação contra o Aedes
Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
A Divisão de Zoonoses da Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba realiza neste sábado (18), pelo terceiro fim de semana consecutivo, ações preventivas como parte da campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti”. Profissionais da rede municipal de Sorocaba, entre agentes comunitários de saúde e de controle de vetores, vão orientar a população e fazer a remoção de criadouros do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika. A ação ocorre das 8h às 14h.
Desta vez, as visitas de casa a casa ocorrem nos bairros Casabranca, Vila Haro, Parque São Bento e Ipanema Ville. Nessas áreas vão atuar, ao todo, 49 agentes de controle de vetores da Divisão de Zoonoses. Três caminhões serão utilizados para transporte dos materiais inservíveis que forem retirados dos imóveis, por serem potenciais criadouros de larvas do Aedes. “É uma continuidade do trabalho que é feito normalmente durante a semana”, explica o biólogo João Ricardo Pereira Ennser, da Zoonoses.
Ao mesmo tempo, 60 agentes comunitários de saúde da SES vão realizar trabalho educativo com os moradores das áreas de abrangência das Unidades Básicas e Saúde (UBSs) Vila Barão, Lopes de Oliveira, Wanel Ville, Ulisses Guimarães, Vitória Régia e Paineiras. “Ou seja, no total, somando as duas ações, serão 109 profissionais atuando neste sábado”, resume o biólogo.
No primeiro fim de semana da iniciativa foram recolhidos 810 quilos de criadouros, contra duas toneladas no último sábado, dia 12 de março. A campanha estadual “Todos juntos contra o Aedes aegypti” prossegue em Sorocaba até o dia 30 de abril e prevê a remuneração de R$ 120,00 para cada agente municipal, repassados pelo Governo do Estado, para desempenho da função aos sábados.
A SES esclarece que o pagamento da diária dos agentes municipais pelo Estado está prevista na Resolução SS-9, de 15 de fevereiro de 2016, publicada no Diário Oficial do Estado de São Paulo. A medida cria o Programa de Incentivo aos municípios para adesão à campanha estadual. Para participar, as secretarias da Saúde das cidades interessadas precisam assinar um Termo de Adesão, indicando um limite de profissionais a serem mobilizados na campanha em sua jurisdição.
Tags:ação contra o Aedes
