Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/natal-chega-mais-cedo-para-pacientes-do-hospital-vera-cruz/
Acessado em: 30/11/2025 - 08h18

Natal chega mais cedo para pacientes do Hospital vera Cruz

Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Emerson Ferraz - eferraz@sorocaba.sp.gov.br

Internos tiveram um almoço especial nesta sexta-feira, ocasião em que dois pacientes foram transferidos para residências terapêuticas, em São Miguel Arcanjo.

A Festa de Natal chegou mais cedo para os pacientes do Hospital Psiquiátrico Vera Cruz, mantido pela Secretaria da Saúde (SES) de Sorocaba, em parceria com o instituto Moriah. Um almoço especial foi preparado para os internos da instituição nesta sexta-feira (18). Se não bastasse, dois moradores ainda ganharam como presente a tão sonhada alta médica e foram transferidos, à tarde, para uma residência terapêutica (RT) em São Miguel Arcanjo, cidade de origem de ambos.

O cardápio do almoço foi composto por arroz de forno, nhoque, salada de alface e tomate, maionese, iscas de alcatra e refrigerante. Como sobremesa, havia bolo de chocolate e sorvete de creme. “O que eu gostei mais foi o sorvete, repeti duas vezes”, disse a ex-interna Vera Lúcia, 52 anos, que desde setembro mora numa RT no Jardim Simus e esteve no hospital para visitar os amigos. Aproveitou e também almoçou.

A refeição foi providenciada pela coordenação técnica da unidade, que negociou com o Buffet Euros a possibilidade de apoio. “O custo foi reduzido, simbólico, e foi rateado. Os próprios internos arcaram com a despesa, por meio do benefício mensal que recebem, além de apoio de familiares. Puderam comer à vontade. Foram servidas mais de mil refeições”, destacou a coordenadora Valéria Corrêa. No refeitório todo enfeitado como motivos natalinos, tinha até Papai Noel. “Uma das internas, a Cecília, não se conteve ao ver o velhinho e até chorou de emoção, parecia criança”, disse o psicólogo Rodrigo Rodrigues.

A aposentada Josefina Severino, 48 anos, mora em Londrina (PR) e também aproveitou o almoço. De ônibus, tinha chegado à cidade às seis da manhã e partiria às 21h30. “Vim visitar minha irmã, Clarice, de 39 anos, que está em Sorocaba há 10 anos. Venho sempre que posso, mas fui surpreendida com essa bela festa de Natal. Achei muito boa”, elogiou. Ela tenta obter a transferência da irmã para a cidade natal, mas lá não tem Hospital-Dia ou RT.

Transferências

Depois do almoço, e após se despedirem dos colegas e dos profissionais do hospital, Eliana Vieira de Carvalho, 42 anos, e Paulo Soares da Silva, 48 anos, subiram numa van rumo a São Miguel Arcanjo, acompanhados de funcionários do setor de saúde mental dessa localidade. Eram 16h30 e os dois, pacientes do antigo Hospital Teixeira Lima que estavam provisoriamente no Vera Cruz, partiram para sua nova moradia, uma Residência Terapêutica (RT). Ela esteva internada em Sorocaba desde 2011, sendo que antes teve outras passagens por instituições em outras cidades. Já Paulo, desde 2007.

“A Eliana tem um irmão em São Miguel Arcanjo, já o Paulo é um caso de abandono de família. Agora ganharam um presentão de Natal”, comemorou a terapeuta ocupacional Geni Lopes. “O Paulo é conhecido em São Miguel Arcanjo pelo apelido de Paulo Alface, porque no passado vendia isso por lá. Toda a cidade sabe dele”, comentou.

Já a psicóloga Daniela Hissuani Rodrigues não escondeu o sentimento de saudade ao se despedir de Eliana. “Vai fazer falta. Era uma das melhores do hospital: muito afetiva, tranquila, não dava trabalho. É uma pessoa muito boa. Quando disse que voltaria para casa, festejou: ‘que bom, que bom’”.

A coordenadora de Saúde Mental de Sorocaba, Mirsa Elisabeth Dellosi, adiantou que na próxima segunda-feira (21) mais uma paciente deixará o hospital, desta vez com destino a uma RT em Carapicuíba. “Tudo está acertado. Com certeza, essas pessoas ganham muito em questão de qualidade de vida”, ponderou. Atualmente há 462 pacientes no “Vera Cruz” e a previsão, como parte do processo de desinstitucionalização, é que a unidade esteja desativada até dezembro de 2016, conforme acordo firmado entre a Prefeitura, a União e o Ministério Público.