Mutirão do Procon para renegociação de dívidas termina no dia 30

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

O mutirão on-line de renegociação de dívidas com instituições financeiras prossegue até a próxima segunda-feira, dia 30 de maio. A ação, que é realizada pelo Procon Sorocaba e a Secretaria do Consumidor (Senacon), faz parte da 3ª Semana Nacional de Educação Financeira e conta com apoio do Banco Central do Brasil, Sebrae-SP, Febraban e Serasa.

A renegociação, que teve início no último dia 16 de maio, deve ser feita por meio da plataforma www.consumidor.gov.br e também é aberta ao Microempreendedor Individual (MEI). Para participar basta fazer o cadastro. O consumidor ou MEI receberá login e senha, e poderá negociar diretamente com a instituição financeira em que tem débitos pendentes.

Pelo referido site, o interessado terá acesso aos débitos que constam em seu CNPJ e poderá negociá-los com as empresas participantes, que podem ser visualizadas no menu lateral na mesma página. Ao escolher e clicar no nome da empresa, serão apresentadas as pendências e os canais de atendimento disponíveis (telefones, e-mail, chat) para a renegociação. Após o registro, a instituição tem prazo de até 10 dias para apresentar resposta.

O chefe de Divisão de Proteção ao Consumidor do Procon Sorocaba, José Antônio de Oliveira Júnior, reforça a importância para que os interessados aproveitem esses últimos dias para a renegociação. “É uma forma de dar um pouco mais de fôlego ao consumidor”, explica.

A iniciativa tem como principais objetivos sensibilizar sobre a importância da educação financeira, na prevenção do superendividamento e na estruturação de uma vida financeira saudável. Por isso, durante a ação, os consumidores e MEIs têm recebido indicações de materiais educativos e cursos de educação financeira. Uma das opções de destaque é o curso “Gestão de Finanças Pessoais”, ofertado gratuitamente pelo Departamento de Educação Financeira do Banco Central do Brasil.

As micro e pequenas empresas que buscarem a renegociação durante o período da ação conjunta também vão receber informações sobre a gestão de finanças e indicação de cursos de educação financeira.

Tags:,