Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/mutirao-de-especialidades-atende-417-pessoas-na-policlinica/
Acessado em: 20/01/2026 - 23h08

Mutirão de Especialidades atende 417 pessoas na Policlínica

Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Rafael Baddini

A estrutura foi montada para funcionar até 13h. mas às 12h05 os atendimentos foram encerrados porque 15% dos pacientes agendados não compareceram para as consultas

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Saúde, realizou o primeiro Mutirão de Especialidades na Policlínica Municipal na manhã deste sábado (18). A capacidade inicialmente prevista era de 470 consultas, mas foi ampliada para 490 nas áreas de dermatologia, gastroenterologia, ortopedia e urologia. Os pacientes foram agendados durante a semana, mas 15% não compareceram. Uma hora antes do horário previsto, 417 consultas haviam sido realizadas e não havia mais pessoas para serem atendidas.
Eram 12h05 quando o último paciente saiu da Policlínica. Daniel Silva Oliveira, de 15 anos, estava acompanhado pelo pai, Alvino Barbosa de Oliveira, de 60 anos. Moradores do Parque Vitória Régia, eles contaram que o pedido de encaminhamento para o especialista estava aguardando desde junho do ano passado. Alvino aprovou a ideia de atendimentos aos sábados e elogiou a estrutura. “Teve que esperar só um pouquinho, mas foi tudo bem aqui. Deveria ter mais”, comentou.
O médico Paulo Cordeiro, da equipe gestora da Secretaria da Saúde e um dos responsáveis pelo evento, confirmou que mais mutirões serão realizados para outras especialidades médicas, além de procedimentos e até cirurgias. “Neste momento, as demandas reprimidas estão sendo reavaliadas. Nestas primeiras quatro especialidades já foram encontradas muitas guias duplicadas e pacientes que não precisam mais do atendimento. A rede de atenção básica está fazendo triagens em várias áreas e, em breve, teremos outros mutirões”, comentou.
Esperando há mais um ano por uma consulta com dermatologista, Ester Rodrigues de Góes Pinto, de 68 anos, compareceu à Policlínica apesar de não ter mais o problema que a preocupava. “Me telefonaram pensando que eu ainda tinha a verruga, mas ela caiu e eu nem percebi”, disse a aposentada. Mesmo sem ter uma outra queixa dermatológica, a paciente resolveu passar pelo atendimento para fazer uma avaliação de manchas nos braços. “É sempre bom avaliar essas coisas”, explicou.
Depois de oito meses aguardando a consulta com urologista, João Ramos da Silva, de 76 anos, saiu da Policlínica com pedido de exames e de um retorno com o médico. Otimista e satisfeito, ele acredita que logo será chamado para uma consulta com ortopedista que também está aguardando. “Agora está funcionando”, disse o soldador aposentado.
O mutirão foi realizado para reduzir a fila de espera nas áreas de dermatologia, urologia, ortopedia e gastroenterologia. Participaram do evento 14 médicos, cada um com 35 consultas agendadas. A previsão era de que os atendimentos fossem feitos das 7h às 13h mas, devido às faltas, às 12h05 o evento foi encerrado. Dentre os 417 que compareceram, 80 receberam alta com encaminhamento para cirurgias na rede hospitalar. Apesar dos pacientes terem sido localizados ao longo da semana e confirmarem que compareceriam às consultas, houve faltas em todas as especialidades, totalizando 73 pessoas. A maior parte das faltas foi para a área de dermatologia.