Mutirão de Castração atendeu mais 626 cães e gatos em janeiro

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Com isso, Prefeitura de Sorocaba já castrou 5.735 desde o início do mutirão. A meta é atender 6.500 animais domésticos

A Prefeitura de Sorocaba realizou na semana passada mais uma etapa do 1º Mutirão de Castração de cães e gatos da Zona Leste da cidade. Em quatro dias, de 26 a 29 de janeiro, foram realizados 626 procedimentos cirúrgicos em animais domésticos. Além de serem castrados gratuitamente, cães e gatos receberam microchips de identificação.

Promovida pelas Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Saúde (SES), a iniciativa municipal visa prevenir zoonoses, além de reduzir a população de animais abandonados e, por consequência, promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos castrados.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, nos dez primeiros meses de mutirão – de abril de 2015 a janeiro deste ano – a Prefeitura de Sorocaba castrou 5.735 cães e gatos. A previsão é atender 6.500 animais de pequeno, médio e grande portes, com pelo menos seis meses de vida, até o encerramento do contrato.

Segundo dados estatísticos do Instituto Pasteur, em 2013 Sorocaba tinha aproximadamente 85 mil cães e oito mil gatos. A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças como tumores de mama e de próstata, além de doenças infectocontagiosas.

A identificação por microchip, por sua vez, permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar do próprio animal e da população. Outro benefício é a diminuição do risco de transmissão de zoonoses e agravos de saúde do bicho. Além disso, o microchip possibilita a formação de um banco de dados para, futuramente, nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

Para este mutirão, o governo municipal contratou uma empresa especializada, num investimento de R$ 702 mil, ao longo de doze meses. A equipe técnica é formada por catorze pessoas, sendo cinco médicos veterinários e nove profissionais divididos entre auxiliares e administrativos, que atua em uma unidade móvel com a estrutura necessária para os procedimentos.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, a próxima etapa do Mutirão de Castração acontecerá neste mês de fevereiro. Em breve serão divulgadas as datas para agendamentos e das cirurgias.

Mais informações pelo telefone 156 ou na Casa do Cidadão da Nogueira Padilha, localizada na Avenida Coronel Nogueira Padilha, 1.460, na Vila Hortência.

Tags:,