Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/musicas-brincadeiras-e-alegria-marcam-encerramento-da-semana-do-bebe/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h14

Músicas, brincadeiras e alegria marcam encerramento da Semana do Bebê

Por: Marina Jabur – mjabur@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Palhaço, música, brincadeiras e crianças. Esses foram os ingredientes que transformaram em pura diversão e alegria o encerramento da 3ª Semana do Bebê – “Todos juntos pela primeira infância”, neste domingo (19) no Parque “Carlos Alberto de Souza”, no Campolim.

A secretária de Desenvolvimento Social e vice-prefeita de Sorocaba, Edith Di Giorgi, prestigiou as atividades. “A Semana do bebê já foi incorporada ao calendário de atividades da cidade e a expectativa é que a cada ano cresça a adesão e participação das pessoas. É uma Semana dedicada a chamar a atenção para a importância das políticas públicas e ações educativas e de cuidados voltadas às crianças na primeira infância”, afirmou.

 

Atrações

Uma das principais atrações neste domingo (19) foi a Feira de Troca de Brinquedos, a estimular práticas de consumo colaborativo entre crianças e conscientizar sobre o consumismo na primeira infância. Pedaços de panos coloridos colocados no chão viraram vitrines nas quais as crianças expuseram seus brinquedos usados e interagiram com outras crianças para realizar a troca.

Israel Natan, 8 anos, trocou seu Ben 10 por um ioiô. “Trouxe outros brinquedos que ainda vou trocar com outras crianças”, afirmou na ocasião. A assistente social Fernanda Rodrigues da Cunha Machado, foi uma das mães que trouxeram seus filhos para participar da Feira. “Por trás da troca de brinquedos existe a não valorização do consumismo, além de ser um momento de integração entre crianças e adultos. Vamos renovar os brinquedos, sem gastar”, falou.

Músicas infantis e educativas foram a trilha sonora de um domingo dedicado à primeira infância. Pedagogo travestido de palhaço, Dan Barros, com suas canções e brincadeiras, animou não só as crianças, como os adultos. Munida de um balde, pau de vassouras, água e sabão, a psicóloga Claudia Ferro também propiciou momentos de brincadeira e desafiou pais e crianças a fazerem bolhas gigantes de sabão.

Já o grupo sorocabano “Semeando Encanto” apresentou uma mistura de música, teatro e brincadeira cujo enredo era a fauna e flora brasileira. As crianças também puderam conhecer e utilizar diferentes instrumentos musicais, em ação viabilizada pela Secretaria da Cultura (Secult), por meio do projeto “Viva a Praça”.

Quem passou pelo Parque Campolim ainda pôde levar para casa uma muda de planta nativa ou frutífera. Por meio do Projeto “Uma Criança, uma árvore”, da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), foram disponibilizadas 150 mudas de pitanga, goiaba e ipê-amarelo, reforçando a questão da proteção do meio ambiente e sensibilizando as crianças sobre a importância do cuidado com as árvores.

 

A Semana

A Semana do Bebê começou no dia 13 de junho e durante toda a semana foram mais de 50 atividades que chamaram a atenção para a importância do desenvolvimento integral das crianças de zero a seis anos de idade. Palestras, exibições de filmes, rodas de conversa e oficinas foram algumas das ações voltadas às mães, gestantes, crianças, profissionais e aos demais interessados nessa temática.

A Semana do Bebê é uma ação do Comitê Municipal pela Primeira Infância, que é formado por representantes de secretarias municipais, Fundo Social de Solidariedade (FSS), ONGs, serviços de acolhimento e de convivência e fortalecimento de vínculos, Conselho Tutelar, Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e universidades.