Os quatro exemplares de muriqui-do sul (Brachyteles arachnoides) do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” ganharam nesta terça-feira (27) – quando é celebrado o Dia do Muriqui (27 de agosto) – um “café da manhã” especial servido pelos tratadores do zoo, com folhas e frutas. A ação foi acompanhada por crianças e adultos que estavam no local.
A ação foi realizada pela Secretaria do Meio Ambiente, Parques e Jardins (Sema) e visou comemorar a data que faz parte do calendário oficial da Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil (AZAB), da qual o zoo faz parte. O objetivo foi de sensibilizar a população sobre esse animal que só existe na Floresta Atlântica do Brasil e é uma das espécies de macaco mais ameaçada de extinção do mundo.
O “café da manhã” preparado pela equipe do zoo é uma ação de enriquecimento ambiental, como forma de promover o bem-estar animal. Além disso, a equipe de Educação Ambiental preparou atividades especiais para o público infantil, com uma brincadeira para colocar o rabo no muriqui e um desenho da espécie para pintar.
Considerado o maior primata das Américas, o muriqui-do-sul também é conhecido como mono-carvoeiro. A destruição do habitat natural, a baixa taxa de reprodução da espécie e a caça são responsáveis pelo quase desaparecimento do muriqui na natureza.
O Parque Zoológico Municipal está localizado na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça a domingo, das 9h às 17h. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454.