Mudança de endereço altera atendimento do “acamados”
Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
A Secretaria da Saúde (SES) informa que o Serviço de Atendimento Domiciliar (SAD), popularmente conhecido como “acamados”, não terá assistência aos munícipes em sua sede, a partir desta sexta-feira (5), devido ao trabalho de mudança de endereço. A unidade, que funcionará na Avenida Moreira Cesar, 398 (antigo Centro Estadual de Educação de Jovens e Adultos – CEEJA), retoma o atendimento normal na próxima quinta-feira (11).
Onde funciona atualmente, na avenida Rudolf Dafferner, 127, no Alto da Boa Vista, são realizados atendimentos aos cuidadores: serviço social, psicólogo, dispensação de insumos e documentos (receitas/atestados). Nesses dias de interrupção de atividades, em caso de urgência e emergência, a recomendação da SES é de se acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), pelo telefone 192.
A alteração na localização da sede do SAD visa melhorar a qualidade do serviço oferecido, racionalizando o uso de próprios municipais. O “acamados” atende pessoas com dificuldade de locomoção, incapazes de conseguir passar por atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), porém, sem graves doenças. São pacientes de certa complexidade, como de pessoas que precisam de aparelhos para respirar ou se alimentar, por exemplo. O acesso ao serviço é feito pelo telefone 0800-554060.
