A Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES) informa que mais um grupo foi incluído na Campanha de Vacinação contra a Gripe: o de motoristas e cobradores de ônibus. As doses estão disponíveis nas 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade, em horário normal de funcionamento de cada uma delas.
Desta maneira, além das crianças entre 6 meses e 1 ano e 11 meses; crianças entre 2 e 4 anos e 11 meses; trabalhadores da saúde, gestantes (em qualquer idade gestacional); puérperas (até 45 dias após o parto); adultos com 60 anos ou mais e portadores de doenças crônicas, também devem tomar a vacina os policiais militares (incluindo os bombeiros) e civis; funcionários dos Correios; profissionais da educação da rede pública e privada do Ensino Infantil (creches), Ensino Fundamental e Ensino Médio (professores e todos os outros funcionários da escola) e agora, os motoristas e cobradores de ônibus.
A chefe da Divisão de Vigilância Epidemiológica (VE) de Sorocaba, Renata Guida Caldeira, informa que os novos grupos incluídos na campanha serão vacinados mediante apresentação de um documento de identificação com foto ou um documento que comprove sua atividade profissional na instituição (holerite, crachá de identificação ou credencial).
Renata lembra que além de imunizar a população contra a gripe A (H1N1), tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009, a campanha visa proteger a população de outros dois tipos do vírus influenza: A (H3N2) e o B. “Os grupos elencados para vacinação são considerados de risco para desenvolver complicações decorrentes da gripe, como pneumonias que levam a quadros graves de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) e que necessitam muitas vezes de internação em Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Por isso é muito importante que as pessoas não percam esta oportunidade de tomar a vacina antes da chegada do Inverno, prevenindo-se contra as complicações decorrentes da gripe”, explica Renata.