Mostra sobre eletrificação da ferrovia termina neste sábado

Termina neste sábado (13), das 10h às 17h, a visitação da mostra “Eletro 70 – 70 anos da eletrificação da Sorocabana”, instalada na Casa 52, que fica no Jardim Maylasky, em frente a Estação Ferroviária. O evento é uma parceria da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) com a Associação Movimento de Preservação Ferroviária do Trecho Sorocabana (MP-EFS), Academia Sorocabana de Letras e conta com apoio da Associação Mairinquense de Preservação Ferroviária.

Até desaparecerem em 1999, quando a concessionária Ferroban assumiu o controle da Malha Paulista da RFFSA (antiga Fepasa), os trens elétricos marcaram a paisagem do interior paulista, entre São Paulo, Sorocaba, Assis e Itapetininga. A substituição das locomotivas elétricas por diesel pela Ferroban provocou o sucateamento dos equipamentos.

A Eletro 70 é formada por uma mostra fotográfica, de equipamentos e de miniaturas – onde uma locomotiva elétrica em escala 1:10, construída pelos próprios ferroviários da Sorocabana nas oficinas. A locomotiva em miniatura pertence ao Museu Ferroviário de Sorocaba.

Feira de Trocas

Também neste sábado acontece a 2ª Feira de Trocas de Ferreomodelismo, realizada pelo Grupo Maquete Modular de Sorocaba, a partir das 9h, no Barracão Cultural (ao lado da Estação Ferroviária). Na feira, serão negociadas miniaturas de trens – 87 vezes menores que os verdadeiros – e literatura especializada. 

O grupo foi formado em 2012, por pesquisadores da região de Sorocaba, que se reuniram com o objetivo de construir uma maquete ferroviária modular. O ferreomodelismo exige espaço para abrigar a maquete onde os trens devem rodar. 

 

Tags:, , ,