De 4 a 23 de agosto, a cidade receberá a 2ª Mostra de Teatro de Sorocaba, com a encenação de dez espetáculos gratuitos. Para abrir a programação, a população poderá conferir a comédia “Zé e a Mansão da Capivara”, do Grupo Epidaurus, que será encenada nesta terça-feira (4), às 20h, no Teatro Municipal “Teotônio Villela” (TMTV). Os ingressos serão distribuídos no local, uma hora antes do início da apresentação.
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a mostra integra a programação de aniversário de 361 anos do município. O objetivo é dar a oportunidade de visibilidade às companhias de teatro de Sorocaba.
“A expectativa é de que neste ano a gente consiga repetir o sucesso que o evento já teve no ano passado, quando o teatro municipal esteve lotado em todas as apresentações”, destaca Osmir Antonio da Silva, coordenador da Mostra.
De acordo com a Secretaria da Cultura, os espetáculos serão encenados nos dias 4, 5, 12, 13, 19, 20, 22 e 23 de agosto. Serão seis peças apresentadas no TMTV e as outras quatro ao ar livre em espaços públicos de Sorocaba.
Escolas interessadas em conferir um ou mais espetáculos devem entrar em contato com a equipe da Secretaria da Cultura pelo telefone (15) 3238.2222 (TMTV).
Sobre “Zé e a Mansão da Capivara”
Com texto e direção de Augusto Roberto, “Zé e a Mansão da Capivara” conta a história de Zé, um caipira metido a valente, que já viveu outra aventura em “Cô Zér nem o Diabo Pode”, na qual ele acaba sendo morto e apronta todas, tanto no céu como no inferno.
Nesse espetáculo, o protagonista recebe de seu tio uma linda mansão de herança. Porém, existem outros personagens interessados em ficar com a fortuna deixada para Zé. Ele terá de passar por situações muito assustadoras, mas extremamente engraçadas, tendo de passar uma noite na casa para validar a doação da mansão a ele.
Inspirada no universo de Amácio Mazzaropi, a peça conta com a atuação dos atores Augusto Roberto, Mariana Felippe, Maiara Donna, Thiago Sutil e Caio Barros. “Zé e a Mansão da Capivara” tem ainda Juliana Felippe, como assistente de direção, e Lucas Berti, na sonoplastia e iluminação.
O “Teotônio Vilela” está localizado na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, no Alto da Boa Vista.
Programação da Mostra de Teatro
Dia 4 (terça-feira)
“Zé e a Mansão da Capivara” – Grupo Epidaurus
Horário: 20h
Local: TMTV
Dia 5 (quarta-feira)
“Tonico Sonhadô”, Cia Barracão da Vó
Horário: 20h
Local: TMTV
Dia 12 (quarta-feira)
“Grita baixo senão eu berro!” – Cia Camarim
Horário: 20h
Local: TMTV
Dia 13 (quinta-feira)
“Marcelino Pão e Vinho” – Cia Clássica
Horário: 20h
Local: TMTV
Dia 19 (quarta-feira)
“Smog” – Cia Katharsis
Horário: 20h
Local: TMTV
Dia 20 (quinta-feira)
“No Voo do Instante” – Grupo Trança de Teatro
Horário: 20h
Local: TMTV
Dia 22 (sábado)
“Leituras de João e Maria” – Nativos Terra Rasgada
Horário: 15h
Local: Parque dos Espanhóis – Vila Assis
“Quiproquó” – Trupe Koskowisck
Horário: 15h30
Local: Parque da Formosa – Vila Formosa
Dia 23 (domingo)
“Pela trilha de Oz” – Grupo Cia Mistura de Gente
Horário: 15h
Local: Parque dos Espanhóis – Vila Assis
“Do alto da Santa Cruz vi o auto do menino luz” – Trupé de Teatro
Horário: 16h
Local: Rua Santa Cruz – Centro