Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/moradores-poderao-opinar-sobre-o-plano-municipal-de-cultura/
Acessado em: 30/11/2025 - 08h00

Moradores poderão opinar sobre o Plano Municipal de Cultura

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

A consulta pública presencial contará com diversas atrações artísticas gratuitas como a Banda da Feira, Maracatu Mucumby e Autoconceito, além de peça de teatro, poesia, exposição de fotos e performance

 

A Prefeitura de Sorocaba dará início neste sábado e domingo (dias 13 e 14) aos encontros territoriais para que a população possa, também, opinar de forma presencial a respeito das metas do Plano Municipal de Cultura (PMC). No sábado, das 15h às 19h, a equipe da Secretaria da Cultura (Secult) estará na Praça “Altino Sotil de Oliveira”, em Aparecidinha. Já no domingo, no mesmo horário, o encontro ocorrerá no Parque dos Espanhóis, na Vila Assis.

Por meio dos encontros, a Secretaria da Cultura quer envolver a população na elaboração do PMC, tornando mais transparente e democrático o processo, permitindo que o sorocabano opine sobre as metas do documento que estabelecerá as ações de cultura para um período de dez anos na cidade, reunindo, assim, os anseios da sociedade aos interesses e possibilidades do governo municipal.

Para isso, a Secult levará de forma impressa as 82 metas a serem avaliadas, divididas em seis eixos temáticos: Patrimônio Cultural; Gestão Pública da Cultura; Fomento à Produção e Formação Cultural; Acesso e Descentralização da Cultura; Diversidade Cultural; e Economia da Cultura. Deste total, três metas foram suprimidas durante a plenária realizada na Conferência Municipal, por repetição de proposta. Porém, para a máxima transparência do processo, estão presentes nesta consulta, com o devido aviso da supressão das mesmas.

Os munícipes receberão marcadores para escolher as metas e a equipe da Secretaria da Cultura e do Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC) estarão no local para orientá-los em caso de qualquer dúvida.

Os encontros ocorrerão até o dia 6 de março, sempre aos sábados e domingos, e serão realizados também no Nova Sorocaba, Parque das Águas (Jardim Abaeté), Campolim, Éden, Jardim Ipiranga e Vitória Régia.

Atrações artísticas gratuitas

Ao longo das quatro horas de duração do, a comunidade dos bairros ainda poderá conferir atrações artísticas gratuitas.

No sábado, às 15h, os moradores de Aparecidinha poderão conferir a Cia. Clássica de Teatro, que apresentará o espetáculo “Cordel do Chapeuzinho e o Lobo”. O espetáculo fala do mito infantil de Chapeuzinho Vermelho dentro de uma concepção politicamente correta e com enfoque no meio ambiente e ecologia.

Em seguida, às 16h, o Coesão Poética estará na Praça “Altino Sotil de Oliveira”. O grupo teve início em junho de 2005, quando, ao final do concurso Depoesia 6, organizado pelo Instituto Darcy Ribeiro, os poetas Messias dos Santos e Ana Maria Lima convidaram outros poetas para se unirem e pensarem numa publicação coletânea de poesias. De pronto, os poetas Córdoba Jr., Gonçalves Viana, Gustavo Godzila, Nicanor Pereira e Tânia Orsi aderiram ao projeto, marcando o início do grupo.

O grupo contempla diversas correntes literárias como o Romantismo, o Modernismo, o Non Sense, o Simbolismo e o Parnasianismo e suas variações, sempre unidos pelo ideal da prática poética, sua divulgação e o desenvolvimento cultural da sociedade pela mais agradável forma de expressão – em seu sentido lúdico e didático: a poesia.

Já às 17h20, a Banda da Feira apresenta gratuitamente um repertório extremamente voltado ao forró pé-de-serra que varia desde os ritmos do Rei do Baião, Luiz Gonzaga, de Jackson Do Pandeiro, Dominguinhos, Alceu Valença e Geraldo Azevedo aos grupos da atualidade como o Rastapé, Bicho De Pé e Fala Mansa, entre outros.

No domingo, às 15h30, quem estiver no Parque dos Espanhóis poderá conferir a apresentação do Maracatu Mukumby, que envolve parte da bateria do Maracatu, cantos de toadas e danças. Fundado em Sorocaba em 2013, o grupo percussivo de cultura popular brasileira está voltado à cultura do Maracatu de Baque Virado, tradicionalmente do nordeste brasileiro, mais pontualmente do estado do Pernambuco (PE).

Na sequência, às 16h15, tem apresentação do Autoconceito, com os rappers Vinícius Mano e Fernanda Teka. O grupo já foi contemplado no edital “Prêmio de Cultura Hip Hop 2014 (Funart)” com o projeto “Intervenção H2” e lançou em abril de 2015 seu primeiro disco, intitulado “Épico”. Inteiramente autoral, com 15 músicas, conta com participações especiais como as dos rappers Rebeld (SNJ), Zap-san e Visel MC (Família RZO), entre outros renomados do interior de São Paulo, além do músico Carlos Madia e do arranjo de piano do instrumentista Beto Corrêa em uma das faixas.

A partir das 17h, o público poderá conferir a performance “Fôlego”, com o poeta Davi Araújo e a dançarina Emilly Naoi. Araújo vocaliza os complexos textos de sua autoria, repletos de aliterações (repetição de fonemas idênticos) e jogos de palavras, interpretando-os a partir da extrema musicalidade da língua portuguesa, em seu viés mais ruidoso, conseguindo fazer com que todos os múltiplos sentidos do verbo dancem diante da audiência. Já Naoi não interpreta uma mera coreografia, mas toda uma filosofia da composição que guia seus movimentos poéticos, empregando diversas formas de dança moderna e contemporânea para além do mero domínio da técnica, através de improvisos delineados pela sensibilidade.

Para encerrar, às 17h15, a banda Gregos e Baianos faz show no Parque dos Espanhóis. Com a proposta de unir música, teatro e poesia, a banda não se encaixa num estilo musical, se dispondo a caminhar por diversos estilos e experimentar cada um deles.

Além disso, nos dois dias do encontro presencial, os moradores poderão prestigiar a exposição fotográfica “Refitando”, com 20 obras frutos de um desdobramento do workshop de fotografia homônimo realizado pelo fotógrafo José Neto, através do Núcleo de Formação Cultural, no Museu Histórico Sorocabano (MHS). A mostra foi realizada em maio de 2015, dentro da programação da 13º Semana Nacional de Museus.

Consulta pública online continua

Qualquer sorocabano também pode participar da consulta pública online para a elaboração do PMC. O documento estará disponível no endereço cultura.sorocaba.sp.gov.br/consultapublica até o dia 6 de março.

Para participar, basta o munícipe se cadastrar no site, entrar nas páginas dos eixos temáticos definidos para a construção do Plano Municipal de Cultura e opinar a respeito das metas e ações propostas durante a 5ª Conferência Municipal de Cultura.

Informações e esclarecimentos podem ser obtidos de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3212.7280 ou ainda pelo e-mail secult@sorocaba.sp.gov.br[1]

Endnotes:
  1. secult@sorocaba.sp.gov.br: mailto:secult@sorocaba.sp.gov.br