Moradores podem conhecer parte da história de Sorocaba no Museu da Estrada de Ferro

Por: Secult
Foto: Adriana Massa

Além do passeio, a população também podem realizar pesquisas e participar de visitas monitoradas no local.

 

Neste sábado (18) é comemorado o Dia Internacional de Museus (18 de maio). A data foi instituída pelo Comitê Internacional de Museus (ICOM) com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a importância desses espaços na preservação da história e da cultura da humanidade. Em Sorocaba, um dos espaços culturais que a população pode visitar gratuitamente e conhecer parte da história da cidade é o Museu da Estrada de Ferro Sorocabana (MEFS).

Administrado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), o museu conta com um acervo público que expõe pinturas, fotografias, mapas e objetos que relembram a história da Estrada de Ferro Sorocabana, importante empresa pioneira no ramo que se expandiu para diversas regiões do Brasil e que marcou a memória da cidade.

Máquinas de escrever, de calcular, aparelhos telefônicos, PABX e teodolitos são alguns dos objetos antigos que podem ser encontrados no local. Além disso, no acervo é possível encontrar pinturas e objetos pessoais de Luiz Matheus Maylasky, visconde de Sapucaí e diretor da Estrada de Ferro Sorocabana, e de sua esposa Ana Franco de Andrade, que fez parte de uma das famílias mais influentes da época. A história do início das ferrovias e locais por onde elas passaram também podem ser conferidos através de imagens e documentos.

A museóloga da Secretaria da Cultura, Daniella Moreira, comenta sobre a importância que o espaço tem para a história sorocabana. “O Museu da Estrada de Ferro foi inaugurado em 1997, pouco antes da privatização da Fepasa, e é um espaço que guarda a memória desse período, tanto da criação da Sorocabana quanto depois que virou Fepasa. Trata-se de uma parte importante da história da cidade e da região, que é o ciclo ferroviário”, explica.

Como curiosidade, a museóloga comenta sobre a localização do museu. “Ele está inserido no complexo ferroviário, em uma casa que pertencia aos engenheiros da Estação Sorocabana, não era casa do Maylasky como muita gente acha, e fica próximo de outros espaços culturais da cidade”. Ela também explica que as visitas no museu geralmente são acompanhadas de passeios pela Pinacoteca, que fica no mesmo complexo.

O espaço também é aberto para visitação de escolas e grupos que podem solicitar uma visita monitorada ou informações para pesquisa. Para isso, os interessados devem entrar em contato com a equipe do museu pelo telefone (15) 3231-1026 ou pelo e-mail mefs@sorocaba.sp.gov.br.

O MEFS está localizado no Jardim Maylasky, na rua Álvaro Soares, 533, no Centro, e funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 16h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 12h às 16h. A entrada é gratuita.

 

Muito mais por Sorocaba!

 

Tags: