Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/moradores-do-parque-sao-bento-elogiam-novos-conteineres/
Acessado em: 30/11/2025 - 06h10

Moradores do Parque São Bento elogiam novos contêineres

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Zaqueu Proença - zbueno@sorocaba.sp.gov.br

“A volta dos contêineres está sendo ótima. E com este contêiner gigante ficou melhor ainda”. A frase da comerciante Maria de Lourdes Lopes da Silva, moradora da Rua João Basílio de Oliveira, no Parque São Bento, e reflete a satisfação dos moradores daquele bairro um mês após a implantação dos equipamentos utilizados na coleta de lixo da cidade. Os dispositivos grandes mudaram os hábitos das pessoas que agora não precisam mais armazenar lixo em casa até o momento da passagem do caminhão coletor.

Proprietária de um comércio na Rua Alcino de Oliveira Rosa, Marlene de Melo Moreira também elogia a capacidade de armazenamento dos novos contêineres e os benefícios que eles trazem à população. “Mudou tudo para melhor. Facilita a limpeza e a higiene na rua, que fica sempre limpa. Agora não precisamos mais nos preocupar em guardar o lixo em casa até o momento da passagem da coleta. Tínhamos problemas com o mau cheiro, os cachorros que rasgavam e arrastavam as sacolas pelas calçadas, os vândalos que passavam e chutavam as sacolas como se fossem bolas”, aponta.

Marlene conta que o retorno dos contêineres foi tão comemorado pelos moradores que, juntamente com vizinhos, criou uma forma de fiscalização para que ninguém mude de lugar e muito menos roube o dispositivo. “Quando era o contêiner menor, era comum sumir durante a noite. Às vezes a gente levantava pela manhã e ia depositar o lixo, mas alguém tinha roubado o contêiner. Agora é mais difícil e nós estamos sempre de olho”, afirma.

Cenira Primo Vilas Boas e Ilza Vilas Boas, mãe e filha que são vizinhas na Rua Dr. Rivaldo C. Oliveira, também elogiam a mudança com a volta da conteinerização. “Facilitou muito pra gente. Antes, tinha de ficar atenta ao horário de passagem dos caminhões de lixo. Mesmo colocando as sacolas momentos antes, os cachorros passavam, rasgavam e espalhavam lixo pelas calçadas deixando uma sujeira enorme, além do mau cheiro. Está muito bom, só precisamos ficar alertas para que não roubem o contêiner”, afirma Cenira.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), distribuiu duzentos dispositivos com capacidade para mil litros no Parque São Bento, que foi o primeiro a ser beneficiado nesta nova fase. Os contêineres ocupam um espaço demarcado na própria via, em vez de ficarem nas calçadas como ocorria antes. Cada dispositivo permanece a uma distância média de aproximadamente cem metros um do outro, atendendo pelo menos dezoito residências, calculando a média de quarenta litros de lixo gerados por dia de coleta.

Na Rua João Basílio de Oliveira, o cabeleireiro Arnildo Fernando Santos Ramos e seu vizinho, Valter Paulino de Oliveira, apontam o fator da limpeza na rua como o principal benefício dos contêineres. “Melhorou muito nesse aspecto, porque com o lixo na calçada os cães espalhavam tudo, crianças passavam e tinham contato com a sujeira. Era muito perigoso. Além disso, agora podemos tirar o lixo de casa a qualquer hora e colocar no contêiner”, afirma Ramos.