Em duas semanas a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), fez a entrega de cerca de 150 contêineres de 1.000 litros, no bairro Central Parque. Os moradores do bairro já aprovam a iniciativa.
Proprietária de uma banca de jornal há 15 anos no bairro, a comerciante Solange R. Pires, 50 anos, foi firme em dizer que apesar de algumas pessoas reclamarem, os contêineres estão agilizando os trabalhos de coleta de lixo das residências e do comércio local. “Ninguém quer o contêiner na frente da sua casa, mas também não quer ficar sem o dispositivo que só veio para colaborar com a coleta de lixo do bairro” declarou.
Já a dona de casa, Maria das Graças Teixeira de Almeida, 66 anos, considera que os novos contêineres são excelentes, que os lixos não ficam mais espalhados nas ruas como antes. A dona Maria lembrou ainda que, apesar de ser um beneficio para os moradores do bairro, um dos contêineres foi queimado recentemente. “Antes, colocávamos o lixo na rua para coleta e os cachorros reviravam tudo. Agora não, tudo fica limpo, apesar de alguns vândalos não valorizarem o bem público e simplesmente queimar”, enfatizou.
Com objetivo de deixar as calçadas livres para os pedestres, o novo conceito de conteinerização estabelece que os dispositivos ocupem um espaço demarcado no próprio asfalto das ruas e avenidas, junto à guia, ao invés de ficarem nas calçadas, como antes.
Já foram implantados 4.950 contêineres nas vias públicas para recebimento de lixo doméstico. São 3.932 unidades de 1.000 litros e outras 1.018 com capacidade para 240 litros para usos da população em vários bairros e na região central. A distribuição dos contêineres é realizada pelo Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA), sob coordenação da Secretaria de Serviços Públicos (Serp).