Cinco pacientes do Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz serão transferidos nesta quarta-feira (10), às 10h, para a Residência Terapêutica (RT) de Capela do Socorro, na cidade de São Paulo. Eles são os primeiros, dos 61 paulistanos internados em Sorocaba, que serão levados para a capital paulista.
Os pacientes, três homens e duas mulheres, serão levados para a nova moradia por profissionais de referência técnica e da equipe de desinstitucionalização da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES).
Atualmente, o “Vera Cruz” conta com 408 moradores, de 94 cidades, incluindo de dez de outros Estados, como Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Do Estado de São Paulo há internados moradores de 84 municípios. A cidade de Sorocaba conta com 111 pacientes.
De acordo com a SES, a completa desinstitucionalização dos pacientes de saúde Mental de Sorocaba, Piedade e Salto de Pirapora está prevista para ser concluída até dezembro de 2016, conforme estabelece Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), firmado em 18 de dezembro de 2012, entre a União, Estado e as Prefeituras dessas três cidades.