Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/moradores-de-dois-novos-residenciais-terao-cursos-de-gestao-e-convi/
Acessado em: 01/12/2025 - 17h53

Moradores de dois novos residenciais terão cursos de gestão e convivência

Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Empresas contratadas promoverão ações voltadas aos futuros moradores dos residenciais Bem Viver e Parque da Mata

A Secretaria da Habitação e Regularização Fundiária (Sehab) libera nesta sexta-feira (dia 25) a Ordem de Serviço (OS) para que as empresas Consenge Consultoria e Projetos e Engenharia Ltda. e Bonin Consultoria Sócio Ambiental – formadoras do Consórcio B-C, deem início ao Projeto de Trabalho Social (PTS) direcionado aos futuros moradores dos residenciais Bem Viver e Parque da Mata.

O PTS congrega ações educativas e informativas acerca da estruturação, direito e deveres dos beneficiados pelo programa habitacional Minha Casa Minha Vida, que prevê a organização burocrática sobre a convivência em condomínios, formas de administração e cobrança de taxas, até uso de espaços coletivos e a identificação de demandas por educação de grupos específicos (como o caso de coletores de recicláveis, por exemplo) até a importância da adimplência e a conservação da posse do bem.

“Trata-se de um serviço previsto em lei e que percorre um período de 20 meses. Dois meses antes da entrega dos imóveis a 18 pós-ocupação”, explicou o diretor de Área da Sehab, Francisco Carlos de Oliveira Rodrigues.

Segundo ele, o trabalho é para promover a adaptação plena dos novos moradores, em sua maioria, oriundo de casas de rua e que passarão a conviver em espaços delimitados pela proximidade de vizinhança e da ocupação de área comuns. Para isso, o consórcio vencedor organiza o Plano de Trabalho Social, em etapas que preveem pesquisa e monitoramento de situações onde sejam necessárias ações de mitigação de impacto social. “É o caso da identificação de grande número de adolescentes. Nesses casos, são desenvolvidas palestras orientativas acerca de questões inerentes à faixa etária, como prevenção ao uso de drogas ou gravidez na adolescência”, exemplificou Francisco Silva. A agenda de trabalho, dividido em eixos, contempla, ainda, a educação ambiental e o reconhecimento de lideranças que possam potencializar a responsabilidade quanto ao coletivo.

A expectativa da Sehab é de que ainda na primeira quinzena de outubro os novos moradores sejam chamados a começar a participar dos encontros com os técnicos do B-C. O trabalho tem custo total de R$ 724.030,31, mediante convênio da Prefeitura de Sorocaba com a Caixa Econômica Federal (CEF).