Moradores de Brigadeiro Tobias recebem e elogiam conteinerização
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Depois do Parque São Bento, nesta quinta-feira (1º), foi a vez do bairro Brigadeiro Tobias receber a implantação dos novos contêineres de coleta de lixo domicilar. A primeira via beneficiada no bairro foi a Rua Azevedo Figueiredo, onde fica a Escola Estadual Brigadeiro Tobias. A previsão da Secretaria de Serviços Públicos (Serp) é que essa região da cidade receba aproximadamente 170 unidades de 1.000 litros cada uma.
A movimentação de caminhões e dos funcionários do Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA) fez a moradora Elza Cerqueira sair à rua para conferir o que estava acontecendo. A dona de casa não escondeu a satisfação em ver que se tratava dos contêineres. “É uma maravilha ter os contêineres de volta. É sem dúvida uma coisa muito boa para nós. Sem o contêiner é uma correria para não deixar o caminhão que faz a coleta do lixo passar. Porque se passar, o lixo fica na calçada por dois dias, gera sujeira, mau cheiro”, disse.
Moradora na mesma rua que dona Elza, Tatiana Correa também elogiou a iniciativa da Prefeitura, embora ressalte que não teve problemas com o descarte de lixo. “Eu deixava num lugar suspenso no muro, assim o cães não podiam alcançar. Mas o contêiner é bom porque não precisamos nos preocupar mais com isso e nem ficar tanto atento ao dia e horário em que o caminhão de coleta passa”, afirmou.
Na rua
Distribuídos pela Prefeitura de Sorocaba, os contêineres são fixados em um ponto demarcado, na rua, em vez das calçadas, como era antes. A medida, segundo a Serp, tem por objetivo não atrapalhar o trânsito das pessoas, bem como facilitar o trabalho de basculação (levantamento e descarga do contêiner pelo caminhão de coleta). Cada contêiner tem capacidade de mil litros, é hermeticamente fechado com tampas e tem rodas, o que facilita o trabalho dos coletores quando precisam mudar o contêiner de lugar. Ficam a uma distância de aproximadamente 100 metros um do outro, junto à guia.
Na hora da coleta, o caminhão para ao lado do contêiner e um coletor acopla o equipamento aos braços mecânicos do caminhão. O lixo é despejado no compactador, o contêiner recolocado em sua posição inicial e o veículo segue para o aterro sanitário. Tudo isso, sem a necessidade do contato do coletor com o lixo, o que traz maior segurança aos profissionais. “O objetivo é que as calçadas fiquem livres para as pessoas, que devem ter prioridade de uso”, afirma o secretário de Serviços Públicos Oduvaldo Denadai.
São inúmeras as vantagens ambientais e sanitárias da coleta mecanizada, como não acúmulo de lixo na calçada, menos cheiro desagradável, mais higiene, cidade mais limpa, evita-se o entupimento de bueiros, bem como a proliferação de insetos que podem provocar doenças e a exposição do lixo à chuva e aos animais. A ação também deve contribuir para evitar acidentes, uma vez que mesmo não sendo permitido, muitos sorocabanos fazem o descarte de materiais cortantes, como vidro e metais, juntamente com o lixo orgânico.
A Serp reitera a solicitação feita aos cidadãos de que os contêineres são para deposição exclusivamente de lixo doméstico orgânico. Os coletores têm constatado em alguns bairros que moradores têm depositado também entulho e resto de construção civil nestes recipientes, o que não é permitido.
Atualmente, Sorocaba conta com 2.200 contêineres de 1.000 litros e 1.500 unidades de 240 litros, distribuídos pela área central da cidade e pelos principais corredores viários e agora, também, no Parque São Bento. Com o volume distribuído em Brigadeiro Tobias, passam a 2.370 unidades de 1.000 litros. O Consórcio Sorocaba Ambiental é responsável pela coleta do lixo, varrição de vias, limpeza de banheiros públicos, além da manutenção de todos os contêineres.
Tags:Brigadeiro Tobias, Container, servicospublicos
