Moradores da Vila Sabiá aprovam novos contêineres
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Zaqueu Proença
Mesmo debaixo de uma chuva fina, moradores da Vila Sabiá acompanharam atentamente o início da distribuição dos contêineres pelas ruas do bairro na manhã desta quarta-feira (25). A ação realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), prevê a distribuição de aproximadamente 260 contêineres na região compreendida também pelas Vilas João Romão e Zacarias e ainda o Bairro dos Morros.
O secretário de Serviços Públicos, Oduvaldo Denadai, que acompanhou a operação na Vila Sabiá, explicou que a previsão é distribuir cerca de duzentos contêineres com capacidade para 240 litros e outros sessenta para mil litros de lixo.
No trajeto para o trabalho, o caminhoneiro Nivaldo de Oliveira parou por um instante para observar o trabalho dos funcionários do Consórcio Sorocaba Ambiental (CSA), empresa que é responsável pela distribuição dos dispositivos. “É muito bom ter o contêiner de volta e esse é bem maior. A população tem que adotar e cuidar para que ninguém danifique ou roube”, disse Oliveira, morador do bairro há 35 anos. O Consórcio também é responsável pela coleta do lixo doméstico, varrição de vias, limpeza de banheiros públicos, além de higienização e manutenção dos contêineres.
A população tem elogiado a iniciativa da Prefeitura de reimplantação dos contêineres nas ruas, bem como a capacidade de armazenamento dos novos dispositivos. “A coleta, aqui, acontece às terças, quintas e sábado. Algumas pessoas deixam para colocar o lixo na rua depois que o caminhão da coleta passou, aí fica aquela bagunça provocada pelos cachorros, um mau cheiro insuportável. O contêiner é muito bom porque vai acabar com isso”, afirmou José Amilton Gaspareto, morador da Rua Lucidia Maria Vieira, na Vila Sabiá.
O novo conceito de conteinerização estabelece que os dispositivos ocupem um espaço demarcado no próprio asfalto das ruas e avenidas, junto à guia, em vez de ficarem nas calçadas como antes. Cada dispositivo permanece a uma distância média de cerca de cem metros uns dos outros, atendendo pelo menos dezoito residências, considerando-se uma média de quarenta litros de lixo gerados diariamente em cada residência.
Até o momento, o novo sistema de conteinerização da coleta de lixo já contemplou bairros como Brigadeiro Tobias, Aparecidinha, Jardim Josane, Astúrias, Parque São Bento, Lopes de Oliveira, Jardim Rodrigo, Jardim Luciana Maria, Jardim Marli, além da Vila Amato, Jardim Topázio e Vila Helena.
Até agora foram implantados 2.775 contêineres de mil litros e outras 1.290 unidades de 240 litros, totalizando 4.065 unidades.
Tags:Contêineres, servicospublicos
