Moradores aprovam ampliação de horário da UBS do Jardim São Guilherme
Por: Secom
Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim São Guilherme começou a funcionar 24h nesta segunda-feira, tornando-se mais um Pronto Atendimento (PA) na rede municipal de urgência e emergência. A medida agradou os moradores do bairro, principalmente os que vivem próximo da unidade. A expectativa é que a unidade médica atenda cinco mil pacientes por mês.
De acordo com o secretário da Saúde, Francisco Antônio Fernandes, a unidade funcionará com três ou quatro médicos, de acordo com a demanda, e é voltada para o atendimento de casos mais simples, como asma, bronquite, gripes, problemas de cólica renal, dor abdominal. Além disso, a unidade realiza exames bioquímicos e eletrocardiograma. Os casos mais complicados de urgência e emergência, segundo o secretário da Saúde, devem procurar atendimento nas Unidades de Pronto Atendimento e Pré-Hospitalares (UPA e UPH, respectivamente). “Qualquer problema mais grave agora tem possibilidade de ir para a Zona Norte mas, pela proximidade, o encaminhamento também pode ser feito para a UPA do Éden”, garante Francisco Fernandes. A UPA do Éden fica seis quilômetros distante da UBS do Jardim São Guilherme.
No início da noite de ontem, o secretário da Saúde acompanhou o início de funcionamento da unidade neste novo horário, junto do secretário de Governo e Segurança Comunitária, João Leandro da Costa Filho, e do vereador Jessé Loures (PV).
Melhorou
Para o estudante Breno Fernando, a abertura da unidade à noite facilitou a vida de quem precisa de atendimento médico naquele bairro e também nas adjacências. Com asma, ele procurou a unidade, ontem. Disse que para chegar até a UBS não levou nem um minuto da casa dele e, sem a unidade, levaria uns vinte minutos até o Parque das Laranjeiras.
Outro que comemorou a mudança de horário foi Thiago Ivo de Deus, que mora em frente a UBS do Jardim São Guilherme. Ontem ele procurou a unidade, pois sua filha, Ana Júlia de Deus, teve dor de barriga e precisou de cuidados médicos. “Ficou bem melhor. Antes tinha o horário restrito e agora fica mais fácil de conseguir o atendimento”.
