Monumento Marco da Paz é inaugurado em Sorocaba

Por: André Canevalle

Foi inaugurado na manhã deste sábado (16) o monumento Marco da Paz, instalado no Parque Carlos Alberto de Souza, no Campolim. Trata-se de estrutura formada por um arco com pedras claras, uma pomba artificial, a inscrição “PAX” (paz, em latim) e um sino de cobre em que está gravada a sigla da “paz pela união dos povos”.

Dezenas de empresas e instituições contribuíram para a construção e instalação da estrutura, que também recebeu o apoio da Prefeitura. Ao todo, mais de 500 colaboradores, chamados de mensageiros da paz, atuaram para viabilizar o monumento.

Idealizado pelo ítalo-brasileiro Gaetano Brancati Luigi, o Marco da Paz está presente hoje em 28 localidades do mundo com o objetivo de disseminar a cultura da paz entre os povos. Luigi é assessor especial da presidência da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), e viveu os horrores da 2ª Guerra Mundial, antes de vir para a Argentina e, depois, para o Brasil. Em seu discurso, ele reforçou a necessidade de se manter o espírito da paz entre os povos, e contou como nasceu a ideia do Marco.

“É com alegria e gratidão que vejo a união de nossa querida Associação Comercial de São Paulo, a Associação Comercial de Sorocaba, a Prefeitura de Sorocaba e todos os parceiros, fortalecendo essa caminhada para o exercício do bem”, discursou. “Temos que somar e dar as mãos para fazer da cultura de paz no mundo uma realidade”, disse o idealizador do Marco, indicado três vezes ao Prêmio Nobel da Paz pela criação do monumento.

A prefeita Jaqueline Lilian Barcelos Coutinho (PTB), em seu discurso, enalteceu a idealização do monumento, e ressaltou a importância da paz entre os seres humanos. “É com muita alegria que estou aqui, nesta manhã, participando desta inauguração, que contou com o apoio de tantas pessoas. Sei que esse monumento será uma inspiração constante para nossos cidadãos, de forma que a paz esteja sempre presente em nossas mentes e corações, sendo praticada, vivida e divulgada, dia a dia”, falou a Chefe do Executivo sorocabano.

Alberto Cépil (presidente da Associação Comercial de Sorocaba), reforçou a mensagem da necessidade de conquistar e manter a paz entre os povos. Amir Massis (coordenador-geral do Marco da Paz), ressaltou o emprenho de empresas, autoridades públicas e instituições da sociedade civil para viabiliza o Marco em Sorocaba. Esse foi o 29º monumento inaugurado no mundo. O primeiro Marco da Paz foi implantado no ano 2000, no Pátio do Colégio, centro da capital paulista. No exterior, seis países contam com o monumento em seus territórios: México, Itália, Argentina, Uruguai, China e Bolívia.

Após os discursos, foi realizada a entrega de miniaturas do monumento, juntamente com diplomas “Mensageiro da Paz” e medalhas. Depois, foi efetivado o enterro de cápsulas do tempo, contendo mensagens de paz, documentos e relatos da obra. Elas devem ser reabertas daqui a 25 anos, em 2042.

A cerimônia foi aberta com uma apresentação de taiko da União Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Sorocaba (Ucens). Em seguida, houve a apresentação do coral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, ao que se seguiu a execução do Hino Nacional Brasileiro pela banda regimental do Comando de Policiamento do Interior 7. Depois, foram feitos os discursos, cantou-se o Hino Marco da Paz e, por fim, foi realizada uma apresentação musical de artistas do Centro Cultural Brasil-Israel de Sorocaba.

Participaram da cerimônia, além da prefeita, Alencar Burti (presidente da ACSP e da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), João Bico (embaixador mundial do Marco da Paz), Alberto Cépil e Amir Massis. Várias autoridades locais e estaduais estiveram presentes, como representantes dos Legislativos Estadual e Municipal, membros do Poder Judiciário, da Polícia Militar e da Polícia Civil, secretários municipais, membros do Rotary Club de Sorocaba e centenas de pessoas, que deram as mãos em sinal de pacificação e apoio aos ideais do Marco.

Acesse a galeira completa de imagens.

Tags:,