Monteiro Lobato é tema de atividades gratuitas na Biblioteca Infantil
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
Nesta terça-feira (dia 19), pais e filhos estão convidados a participar de mais um dia da atividade “Brincando na Biblioteca com Lobato”
Quem for à Biblioteca Infantil Municipal “Renato Sêneca de Sá Fleury” pode conferir e participar das atividades gratuitas da Semana Monteiro Lobato. Nesta segunda-feira (dia 18), as crianças puderam brincar, ouvir histórias do escritor brasileiro, conferir uma exposição com os seus personagens mais conhecidos, participar de uma oficina de dobradura e ainda degustar um milho cozido preparado na hora com muito carinho pela equipe da unidade.
Promovida pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), a Semana é realizada em homenagem ao escritor paulista Monteiro Lobato (1882-1948), que nasceu no dia 18 de abril, em Taubaté, no Vale do Paraíba. Graças ao pioneirismo na literatura infantil, a mesma data foi escolhida para comemorar o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril).
Sua obra infantil de maior destaque foi “O Sítio do Pica-pau Amarelo”, com histórias do Saci, da Cuca, da boneca Emília, Visconde de Sabugosa, Narizinho, Pedrinho, Tia Nastácia e Dona Benta.
E quem sabia de cor e salteado todos estes personagens que atravessam gerações e gerações de famílias brasileiras era Pietro Aleixo de Oliveira, de 7 anos de idade, que mora com sua família no Jardim Santa Marina, na Zona Norte de Sorocaba, e está no 2º ano da E.E. “Baltazar Fernandes”.
Acompanhado de sua mãe, a auxiliar de educação Camila Aleixo, e da tia, a recepcionista Fátima Regina de Oliveira Silva, ele participou das atividades na Biblioteca Infantil e ficou encantado com
a exposição logo que chegou ao espaço. “Achei superlegal, tem todos os personagens. Eu gosto de todos eles, mas o meu preferido é o Pedrinho, porque ele é habilidoso, gosta de animais como eu e é corajoso”, conta Pietro.
Enquanto a arte-educadora Paula Cristina Minatogawa falava sobre o universo de Monteiro Lobato e a origem dos personagens, com riqueza de detalhes, Pietro, ao lado de outras duas crianças, aprendeu a fazer uma dobradura bem simples do Visconde de Sabugosa, confeccionando o corpo com papel amarelo e o casaco do personagem com papel verde.
“Ele lê muito, adora o Monteiro Lobato, principalmente o ‘Sítio do Pica-pau Amarelo’. E tudo isso fez parte da minha infância também. Quando vi na internet que teria estas atividades aqui, já me programei para vir com ele”, afirmou a mãe orgulhosa. “A cada 15 dias vamos à Biblioteca Municipal para alugar um livro diferente para ele. Agora está com a história do Capitão Gancho”, conta.
Camila Aleixo considera essencial incentivá-lo a atividades culturais como estas. “Ele adora vir aqui na Biblioteca Infantil, sempre participa de contação de história, oficina de dobradura e até da apresentação de Choro. Acho que isto faz toda a diferença na construção do ser humano que ele vai ser e, de uma maneira lúdica, ele aprende com mais facilidade ainda”, garante Camila.
Atividades continuam na terça-feira
Nesta terça-feira (dia 19), das 9h às 10h e das 14h30 às 16h30, pais e filhos estão convidados a participar de mais um dia da atividade “Brincando na Biblioteca com Lobato”, com leitura, contação de histórias de Monteiro Lobato, oficina de dobradura e brincadeiras de quintal.
“Estamos disponibilizar alguns livros e colocamos almofadas e tatames para ficar aconchegante para pais e filhos praticarem, juntos, a leitura de uma forma bem confortável”, conta a arte-educadora Paula Cristina Minatogawa. Além disso, as crianças e adolescentes ainda poderão participar de brincadeiras antigas no quintal da unidade.
Já a Exposição Monteiro Lobato, que reúne obras literárias, além de imagens e figuras do universo infantil que ele criou, pode ser conferida até dia 29 de abril, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Com um acervo de 19 mil livros, a Biblioteca Infantil tem a coleção completa de Monteiro Lobato. Na unidade, a garotada pode ler exemplares, como “Reinações de Narizinho”, “Viagem ao Céu”, “O Poço do Visconde”, “Memórias de Emília”, “Caçadas de Pedrinho”, “O Saci”, entre outras.
A Biblioteca Infantil está localizada na Rua da Penha, 673, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15) 3231.5723.
Tags:Biblioteca Infantil, Cultura
