Ministério das Cidades apresenta projeto da gestão da mobilidade

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

 

O prefeito de Sorocaba, Antonio Carlos Pannunzio, recebeu na manhã desta segunda-feira (04), em seu gabinete, representantes da Secretaria Nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades. Na oportunidade foi apresentado o projeto piloto para a Eficiência Energética na Mobilidade Urbana. Técnicos também realizaram uma visita técnica na cidade.

A proposta do projeto foi aprovada pelo governo alemão e será implantada no país, através de um acordo com o Ministério das Cidades e Agência de Cooperação Internacional. Quatro municípios brasileiros foram selecionados e, neste mês, estão recebendo as visitas técnicas. Além de Sorocaba, foram selecionadas outras três cidades, São José dos Campos, Teresina e Uberlândia. O município escolhido receberá o projeto piloto.

O secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, Dário Rais Lopes, explica que Sorocaba é uma das quatro cidades pré-selecionadas para receber o projeto piloto e, com isso, contará com consultores estrangeiros para que, na etapa final, possa ser feito um diagnóstico de viabilidade de implantação no município. “Se escolhido, o município terá disponível um mecanismo para otimização das rotas de ônibus, monitoramento de localização, além de melhor qualidade de vida”, explica.

Durante a apresentação, Pannunzio, destacou que Sorocaba é com certeza a cidade com a maior extensão de ciclovias instaladas em funcionamento no país, tendo um total de 126 quilômetros.

Segundo o coordenador do projeto, Fernando Araldi, o ministério está em busca de uma cidade para executar o projeto piloto onde serão testadas algumas ferramentas novas, trabalhando alguns aspectos da cidade dentro de uma política voltada para a mobilidade urbana.

“Vamos fazer um diagnóstico da cidade e algumas ações com conhecimento técnico e, a partir daí, montar uma estratégia da implantação daquela ação”, comenta. Araldi explica ainda que não será construído nada, pois não trata-se de infraestrutura e sim da melhoria da gestão área da mobilidade urbana.

Para o coordenador, Sorocaba já tem um nível elevado em ações de mobilidade urbana que facilitam muito o desenvolvimento do trabalho, caso seja escolhida. O resultado será conhecido ainda no mês de abril. À tarde, aconteceram encontros com as equipes técnicas da Prefeitura de Sorocaba e da Urbes, além de visitas para conhecimento das ações aqui realizadas. “Vamos percorrer as quatro cidades e avaliar qual delas tem as melhores condições para receber o projeto, a escolhida receberá o diagnóstico”, reiterou.

 

Tags:, ,