Ministério da Saúde confirma habilitação da UPA do Éden
Por: Eduardo Santinon – esantinon@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
O secretário da Saúde, Francisco Fernandes, esteve em Brasília nesta quinta-feira (21) para reivindicar junto ao Governo Federal investimentos, sobretudo, para a área de urgência e emergência médica em Sorocaba. Na ocasião, recebeu a confirmação do Ministério da Saúde (MS) quanto à habilitação da Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) 24 horas do Éden, a fim de que a Prefeitura comece, ainda no primeiro trimestre de 2016, a receber recursos financeiros para sua manutenção.
A UPA do Éden já está credenciada no Ministério e com a habilitação a Prefeitura receberá mais R$ 175 mil, além dos R$ 125 mil da qualificação. A unidade começou a funcionar em agosto de 2015 e implicou na redução de 10% do atendimento do PA Laranjeiras e da Unidade Pré-Hospitalar (UPH) Zona Norte.
Quanto à autorização para transformar a UPH Zona Oeste em UPA, também a fim de garantir repasses federais para ajudar a gerir a unidade, a informação recebida é a de que, num primeiro momento, o Governo Federal, por determinação da presidente da República, priorize o financiamento para novas UPAS. Num segundo momento, então, seriam autorizadas as transformações das unidades já existentes em dispositivos dessa modalidade.
Já em relação à construção de uma UPA no Parque das Laranjeiras, o secretário foi orientado a encaminhar ao Ministério da Saúde o pedido de reconsideração do prazo e autorização de início de obras. “Houve falha no início de obras e as razões foram fundamentadas, como a morosidade do processo de licitação de contratações de recursos humanos para execução do projeto, devido aos trâmites burocráticos”, explica o secretário.
A habilitação e qualificação da regional de Sorocaba do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi outro assunto discutido em Brasília. As tratativas estão a cargo diretor de Área de Administração da SES, Aílton Ribeiro, que acompanhou o titular da SES, mas permaneceu em Brasília nesta sexta-feira para discutir o assunto. “Um agente do Ministério virá a Sorocaba para fazer a vistoria do Samu regional ainda em janeiro, como parte desse processo. Só falta ele definir sua agenda”, complementa Francisco.
Dengue e outros assuntos
Com o diretor de Vigilância Sanitária e responsável por estudos sobre dengue, chikungunya e Zika do MS, Cláudio Maiarovch, Francisco Fernandes discutiu números locais e nacionais quanto à incidência dessas doenças e o financiamento federal para ações antidengue em Sorocaba. “Ele alegou que não há perspectiva de quanto e quando serão liberados recursos aos Estados e municípios, mas enfatizou que Sorocaba tem realizado ações preventivas e de controle de forma eficaz, com realização de testes, inclusive, em casos suspeitos das doenças, para mapeamento adequado de ações e tratamento”, frisou o secretário sorocabano. O representante do MS falou ainda da importância do bloqueio regional para se evitar a proliferação de zika e chikungunya entre os municípios.
No setor de Regulação do MS, o secretário da Saúde de Sorocaba tratou ainda de questões como leito de internação, saúde mental, radioterapia regional, atendimentos de alta complexidade (sobretudo nas áreas de ortopedia, cardiologia e oncologia) e demais financiamentos para emergência e urgência médicas. “Acertou-se o envio de documentação à diretoria de Regulação do Ministério, para que sejam tomadas providências necessárias perante as instâncias responsáveis, frente às carências apontadas nessas áreas”, finaliza o secretário.
