Vinte e quatro mesários, entre eles representantes do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Sorocaba (CMDCA), do Poder Público Municipal e da sociedade civil (ONGs), participaram de um treinamento na tarde desta quinta-feira (1º), com o objetivo de prepará-los para a eleição dos novos membros do Conselho Tutelar, que ocorrerá neste domingo (4).
O treinamento foi realizado no mesmo local onde será realizada a eleição, na Escola Estadual “Júlio Prestes de Albuquerque” (Estadão). De acordo com Larissa Gallep, conselheira do CMDCA, foram passadas orientações aos mesários que trabalharão na eleição, inclusive têm regras, como a proibição à prática de boca de urna, por exemplo.
Para a votação, serão seis salas, uma para cada Zona Eleitoral de Sorocaba, totalizando doze. Cada sala terá três pontos de votação, que será realizada por meio de cédula que conterá o nome de todos os candidatos para o preenchimento manual. Em cada sala haverá quatro mesários. “A cédula vai conter os nomes dos 108 candidatos e os eleitores poderão votar em até 30 nomes. Se mais de 30 nomes forem marcados, a cédula será anulada”, lembra Larissa.
Sobre a eleição
A eleição dos novos membros do Conselho Tutelar ocorrerá das 9h às 17h, do domingo. O voto será facultativo. A seleção pública vai preencher 30 vagas de membros titulares do Conselho Tutelar, além de 60 vagas para suplentes. O mandato será de quatro anos e a posse dos eleitos e suplentes ocorrerá no dia 10 de janeiro de 2016.
De acordo com Ana Lucia Gardenal, presidente do CMDCA, todos os eleitores sorocabanos podem votar. “É importante que as pessoas participem deste processo para a escolha dos nossos futuros conselheiros. Eles são os responsáveis por atender toda a nossa comunidade e qualquer denúncia feita por meio dos telefones 100 e 181, sejam ocorrências por evasão escolar ou alguma situação de violência envolvendo nossas crianças e adolescentes”, explica.
Os eleitores deverão levar o título de eleitor e um documento original com foto, como RG ou a carteira de motorista. “Mas caso a pessoa não encontre o título de eleitor, ela pode ir apenas com um documento original com foto, pois teremos um terminal de computador na escola, onde poderemos localizar qual a zona eleitoral do munícipe e indicar a sala de votação”, afirma Ana Lucia.
Apuração
Após o término da eleição, as urnas serão lacradas e permanecerão sob a responsabilidade da Guarda Civil Municipal (GCM). Na segunda-feira (dia 5), logo no início da manhã, será feita a apuração dos votos no auditório da E.E. “Júlio Prestes de Albuquerque” e contará com a presença apenas dos 108 candidatos, além de representantes do CMDCA, da Prefeitura de Sorocaba e do Ministério Público.
A E.E. “Júlio Prestes de Albuquerque” está localizada na Avenida Eugênio Salerno, 204, no Centro. Mais informações podem ser obtidas até sexta-feira (dia 2), das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3231-5300.