Evento contará com participação de ex-detentos que se tornaram escritores. O evento é gratuito e aberto ao público.
Nesta quinta-feira (dia 18), a partir das 19h, será realizada a mesa-redonda “Exclusão social, drogas e prisão” no auditório “Pedro Salomão José”, da E.M. “Getúlio Vargas”. O evento contará com a participação de ex-detentos que se tornaram escritores e que vão poder compartilhar sua trajetória e sua experiência ao público.
Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), em parceria com o Instituto Neotrópica Educação e Ciências Aplicadas, e apoio da Coordenadoria de Política sobre Drogas da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), a proposta do encontro é discutir o tema com a sociedade sorocabana.
A escolha do tema teve por base a tese de mestrado do diretor da escola, José Adão Neres de Jesus, que enfocou a educação para adultos presos. “A questão da exclusão social, drogas e prisão estão todas interligadas e ainda é um enigma para a sociedade. Existe uma preocupação muito grande nesta questão, mas Sorocaba tem pouquíssimas pessoas envolvidas na causa”, afirma.
Entre os convidados da mesa-redonda estão os autores do livro “Pedagogia do Comprometimento: Metodologia de trabalho socioeducativo com população em situação de rua por meio do esporte”, o ex-morador de rua, Adriano de Camargo, professor, educador social e terapeuta, membro da ABRAMD (Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas); e Ygor Diego Delgado Alves, antropólogo, mestre em Ciências Sociais pela PUC-SP, doutor em Antropologia pela UFBA e pós-doutorando em Saúde Coletiva pela UNIFESP.
Quem também terá espaço no evento serão o escritor Luiz Alberto Mendes, ex-presidiário, autor do livro “Memórias de um sobrevivente”, escrito ainda na prisão; e Paulo Henrique Milhan, também ex-detento, autor do livro “Prelúdio da Liberdade”.
A mediação será feita por Marco Aurélio Oliveira, diretor presidente do Instituto Neotrópica, responsável por iniciar, entre 2014 e 2015, a sistematização do programa de formação profissional nas unidades prisionais de São Paulo, coordenando a formação de gestores, diretores regionais educadores e monitores da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap).
O evento é gratuito e aberto ao público. O auditório “Pedro Salomão José” da E.M. “Getúlio Vargas” está localizado na Avenida Eugênio Salerno, 298, na Vila Santa Terezinha.