Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/mes-de-novembro-chama-a-atencao-para-a-consciencia-negra/
Acessado em: 30/11/2025 - 16h24

Mês de novembro chama a atenção para a consciência negra

Por: Por Virgínia Kleinhappel Valio – Programa de Estágio Supervisão: Fabiana Sorrilha

No mês de novembro, temas relacionados à população negra ganham repercussão. Nesta quarta-feira (20), é Dia da Consciência Negra. A data é de extrema importância para a cultura brasileira, pois representa a luta dos negros contra a discriminação racial e a desigualdade.

Durante o período de novembro, diversas atividades e projetos são realizados nas escolas de todo o país para comemorar a luta dos afrodescendentes.

História

O dia 20 de novembro homenageia Zumbi dos Palmares, símbolo da resistência negra no Brasil. Zumbi nasceu livre num quilombo, povoado formado por escravos foragidos. Chamado de Quilombo dos Palmares e situado paralelo à costa, entre os estados de Pernambuco e Alagoas, o território do povoado se estendia em 200 km de extensão.

Líder dos quilombos, Zumbi foi morto em uma emboscada pelas tropas coloniais brasileiras, em 1695, após sucessivos ataques ao Quilombo dos Palmares e teve sua cabeça exibida em praça pública pelos colonizadores para servir de exemplo.

Datas como esta são importantes para relembrar e refletir sobre o contexto histórico vivido pelos negros no Brasil e das gerações de afro-brasileiros que sucederam a época da escravidão e sofrem com preconceitos até hoje.

Após a abolição formal da escravidão, a busca pela igualdade por direitos dos negros jamais cessou. A discriminação, sentida em todas as áreas, tornou o negro excluído da sociedade, da educação e consequentemente, do mercado de trabalho.

Locais que aderiram à lei

Estados como Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio Grande do Sul são alguns dos que aderiram ao feriado. Em São Paulo, 102 cidades também lembram a data. Aos que não aderiram à lei, a responsabilidade é da Câmara de Vereadores de cada munícipio decidir se haverá ou não o feriado.

Datas como esta fortalecem e conscientizam a população para as referências históricas da cultura e trajetória negra no Brasil, além de reforçar e incentivar as lideranças atuais.

Expediente

Em razão do Dia da Consciência Negra, nesta quarta-feira (20), a Urbes – Trânsito e Transportes não terá expediente. O atendimento nas sedes Campolim e Chile, bem como às empresas no Vale Transporte, estarão suspensos.

O telefone 118 da Urbes, trabalhará continuamente para atender as demandas de Trânsito e Transportes.

O atendimento ao munícipe voltará ao normal na quinta-feira (21), a partir das 8h. A Urbes – Trânsito e Transportes está instalda na rua Pedro de Oliveira Neto, 98, no Jardim Panorama.