Mês das Crianças tem apresentação educativa da GCM

Por: Tânia Franco - ttferreira@sorocaba.sp.gov.br

Outubro está chegando e o Mês da Crianças traz uma atividade que se tornou tradição para a Guarda Civil Municipal de Sorocaba (GCM): são as apresentações teatrais do Grupo de Formação Cidadã – GFC.

Neste ano, a escritora Iraci de Oliveira, parceira do projeto, escreveu a peça “O Lobo Sonhador II”, onde aborda temas do cotidiano que afetam diretamente à comunidade local. De caráteres preventivo e educativo, o enredo leva o público a pensar sobre questões como o combate ao uso de drogas, a proteção ao meio ambiente, as formas e agir para acabar com a dengue e a conscientização contra o uso de cerol. Aspectos que valorizam nas a formação cidadã. Tudo, isso, tratado por uma trupe que esbanja alegria e descontração no palco.

As apresentações tiveram início nesta terça-feira (29), em edições pela manhã e tarde, no anfiteatro da Escola Municipal “Prof.ª Inês Rodrigues Cesarotti”, no Parque Vitória Régia. Até o dia 9 de outubro os estudantes poderão entrar em contato com um universo onde coisas sérias são tratadas com diversão e ludicidade.

E para celebrar o Dia das Crianças, nos dias 14 e 15 de outubro estudantes da rede municipal poderão assistir às aventuras de “O Lobo Sonhador II” no palco do Teatro Municipal “Teotônio Vilela” (TMTV). Por sua contribuição educativa, o trabalho do GFC tem o apoio da Secretaria da Educação (Sedu) que, pelo segundo ano consecutivo, está contribuindo com o financiamento e a logística das apresentações, no atendimento dos alunos do Projeto Oficina do Saber do Programa Escola Viva.

 

A história

O Teatro Infantil da Grupo de Formação Cidadã da GCM começou suas atividades com seis guardas civis, em 1993. Era a possibilidade de, por meio de uma visão inovadora, criar um canal de comunicação que atingisse a garotada, fortalecendo o vínculo de confiança entre a instituição e o público jovem. Depois de 22 anos, e seguindo a tradição, a atividade continua sendo inteiramente realizada por integrantes da corporação de forma voluntária.

Além da arte cênica, a turma formada por Sergio Roberto Dias; Lice Maria da Silva; Glaucia Aparecida de Barros; Josiani Castanho Salgado Pires; Joelma Sonia da Silva Oliveira; Paulo Pena, Laerte Silva Serafim e os recém-chegados à corporação os GCMs André Lopes Dias, Eduardo Pereira Ribeiro Coelho e Felipe Orcine Silva, promove atividades socioeducativas por meio de palestras, teatro de fantoches, pelo grupo de capoeira e ainda vivem personagens como os Palhacinhos da Alegria. Da turma também faz parte Mike – o Cão Terapeuta.

Colaborou: GCM Liuti

Tags:,