Mês da Criança terá Teatro Educativo da GCM

 

 

Projeto desenvolvido há mais de 21 anos, sofreu interrupção durante um espaço de tempo, mas, mesmo assim,

atendeu a 150 mil estudantes da rede pública de ensino

 

A Guarda Civil Municipal de Sorocaba (GCM) inicia, no próximo dia 1 de outubro, as apresentações da peça teatral “Mais Informação, Um futuro de Prevenção”, de autoria de Iraci de Oliveira Camargo. O evento celebra o Mês da Criança.

O espetáculo, que acontece no anfiteatro do Sest/Senat, no Alto da  Boa Vista, aborda temas como combate à Dengue, cuidados com o Meio Ambiente, Cidadania, a conscientização contra o uso de cerol e  alerta para os perigos na Internet, trata sobre higiene e tantos outros aspectos que envolvem o cotidiano das crianças.

A produção é resultado de uma experiência iniciada em 1993 quando, inovando sua atuação, seis guardas municipais viram a oportunidade de criar um meio de aproximação junto à comunidade e , principalmente, junto à garotada. A ideia já era, naquela época, fortalecer criar e fortalecer o vinculo de confiança entre esse grupo e a instituição.

Hoje, 21 anos depois (houve uma interrupção de cinco anos nas apresentações), seguindo a tradição, o Teatro Educativo da GCM continua sendo inteiramente realizado por integrantes da corporação que fazem parte do Grupo de Formação Cidadã (GFC) e atuam voluntariamente. A atividade caminha em conformidade com a Lei 13.022, em seu Art. 5º § XVI, que prevê como parte das competências das guardas civis o desenvolvimento de ações de prevenção primária à violência, em sintonia com as diretrizes da Secretaria Nacional de Segurança Pública.

Um dos grandes incentivadores deste trabalho, desde seu início, é o atual comandante-geral da GCM, Benedito Zanin, que já integrou o grupo. Zanin acredita que, por meio da atividade, são criadas oportunidades de melhor preparar as crianças para o futuro, “mostrando a elas que existem outros e bons caminhos a serem seguidos e que suas escolhas podem, conscientemente, ser as mais certas”, disse.

 

Alegria agora, agora e amanhã

 

Segundo levantamento da GCM ao longo de todo esse tempo de trabalho, 150 mil crianças participaram do projeto e, de algum modo, foram tocadas pela ideia de transformar a mentalidade dos pequenos, olhando para um futuro que deve ser construído no agora, no momento, por meio da mudança de atitude. Somente em 2014, mais de 7 mil crianças integraram o projeto.

Ao longo do desenvolvimento do Teatro Educativo, muitos guardas fizeram parte do elenco e, cada qual a seu modo, deixou marcas na proposta. Dois personagens, porém, estão desde o início e testemunharam todas as alegrias que as apresentações imprimem na gurizada.

O GCM Sérgio Roberto Dias, que neste ano é o responsável pela coordenação da atividade, diz ter a “certeza que será um trabalho bem sucedido tal como nos anos anteriores”. Para ele, é a dedicação dos integrantes, o apoio do comando da corporação e o ideal de contribuir para com a sociedade que garantem isso. Veterano, com 26 anos de corporação, Sérgio não nega a emoção que toma conta.

Outra personalidade cativante e que chama a atenção quando entra no palco é Lice Maria da Silva. A guarda feminina que define como “algo inexplicável, divino” a possibilidade de, brincando, levar conhecimento às crianças, diz que sua felicidade que não pode ser medida em palavras.  “É olhando aqueles sorrisos, percebendo o brilho nos olhos, a vontade de mudar a história que me faz sentir uma pessoa melhor”, conta.

Junto com Sérgio e Lice, também atuam os guardas civis, Glaucia Aparecida de Barros; Josiani Antunes Salgado Pires; Elaine Cristina da Silva; Álvaro José Castonho Borges; Amauri de Camargo Neto; Joelma Sonia da Silva Oliveira; Rafael Rodrigues Camargo, Paulo Pena e Laerte Silva Serafim. São também os GMCs que cuidam da confecção do cenário, sonoplastia e iluminação.

 

Apresentação

 

Do dia 1 ao dia 14 de outubro, serão realizadas apresentações em três horários: pela manhã às 08h30 e às 10h20; à tarde, às 13h30. A participação das crianças é definida pela Secretaria da Educação (Sedu) que faz o agendamento e leva os alunos da rede pública para o teatro.

O grupo de Teatro Educativo volta a se apresentar entre os dias 20 e 24 de outubro no auditório da Escola Municipal Prof.ª Inês Rodrigues Cesarotti, no Parque Vitória Régia.

A unidade local do Sest/Senat fica na Rua Adalberto Panzan 180, Alto da Boa Vista. 

 

Colaborou: GCM Liuti – Relações Comunitárias

Tags:, , , , , , , , , , ,