Meninas aprenderam técnicas de estêncil e serigrafia no TJ Maria Eugênia
Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br
Num ambiente bastante descontraído, com bate-papo rolando e até cantorias, quase 10 garotas participaram nesta terça-feira (dia 26) de uma oficina gratuita de estêncil e serigrafia no Território Jovem (TJ) Maria Eugênia. Oferecida pelas oficineiras Paula Cavalciuk e Amanda Morettini, a aula fez parte da programação do Projeto “Viva Meninas – Empoderamento e Cidadania”, que neste primeiro semestre de 2016 levará vivências socioculturais educativas às adolescentes entre 12 e 16 anos de idade, em todas as unidades do TJ.
Iniciativa da Prefeitura de Sorocaba, por meio da Coordenadoria da Juventude e da Coordenadoria da Criança e do Adolescente da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), o “Viva Meninas” visa promover o empoderamento de garotas sorocabanas em situação de alta vulnerabilidade, promovendo a autoestima, o fortalecimento e a autonomia de cada uma delas.
Utilizando uma técnica bem simples e materiais acessíveis, como uma radiografia ou transparência, caneta, estilete, tinta de serigrafia, um rolinho pequeno e fita crepe, as garotas puderam usar a imaginação e criar estampas criativas para suas camisetas.
“Aqui no ‘Viva Meninas’ a gente planta uma semente e o nosso objetivo é que isso floresça depois. Deixamos uma marquinha na vida delas para que, ao longo do tempo, elas possam se transformar e ganhar a confiança de que podem fazer e ser o que elas quiserem. Fazendo uma oficina de estêncil e skate, que são ‘coisas de meninos’, elas vão crescer se sentindo capazes de que se elas quiserem ser skatistas profissionais, elas poderão ser”, explica.
Para Amanda Morettini, a arte-educação transforma a vida das pessoas. “Quando você faz algo da sua cabeça, ou seja, quando você cria algo, isto te dá o poder e te liberta e é isso o que elas estão fazendo aqui. Pode ser uma oficina de quatro horas, mas é um tempo em que elas estão praticando a técnica e ‘dando as mãos’ a outras garotas, estimulando a aliança e a amizade. É muito legal”, destaca a oficineira.
Lívia Maria de Oliveira Bezerra, de 13 anos, mora no bairro Maria Eugênia e participou do seu segundo dia de vivências do “Viva Meninas”. A adolescente, que gosta de cantar e gravar seus vídeos para colocar na internet, ficou muito interessada em participar das oficinas, principalmente a de estêncil, vídeo e fotografia. “Minha mãe que avisou que teriam as oficinas. É muito bom ter experiências diferentes e aprender coisas novas. Para mim, qualquer mulher pode fazer o que ela quiser”, comentou.
Outra garota beneficiada com o projeto é a Maria Luiza Jesus Barbosa, mais conhecida como Malu, de 10 anos de idade, que também mora no Maria Eugênia. “Estou adorando. Ontem tive aula de skate e caí muito, mas no final consegui andar”, brincou ela, que disse já ter aprendido um pouco do esporte com o irmão. Já na aula de estêncil, Malu estava bastante dedicada e escolheu desenhar, junto com suas amigas, uma câmera com laços e corações para estampar sua camiseta. “Adoro desenhar desde criança e até já me inscrevi para fazer aula de mangá aqui no Território Jovem”, comentou. Sobre as possibilidades e as potencialidades de uma mulher, a garota já está em sintonia com o “Viva Meninas”: “Toda mulher tem os mesmos direitos dos homens, posso usar roupa larga como os meninos usam e andar de skate sem problema nenhum”, enfatizou.
Sobre o Viva Meninas
O projeto inovador utiliza metodologia lúdica, com vivências socioculturais educativas, para mostrar às meninas que elas têm potencial e podem ser tudo o que quiserem ser. A ideia é estimular o desenvolvimento de potencialidades e a abertura de caminhos possíveis, para a promoção da cidadania e o reconhecimento de direitos dessas adolescentes.
Para promover as vivências estão sendo utilizadas diferentes linguagens, propiciando uma experimentação diversificada e a descoberta de habilidades. A mentora do projeto, contratada para desenvolver as ações, é a socióloga e educadora Flavia Bigss, diretora de Projetos e Desenvolvimento no Programa de Empoderamento de Meninas através da música: o Girls Rock Camp Brasil.
As garotas do TJ Maria Eugênia já tiveram oficina de skate e estêncil. Até dia 5 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h, elas ainda terão aula de Imagem e Identidade, Fanzine, Guitarra para Meninas, Fotografia Criativa I, Fotografia II – Instantânea (duas aulas) e Vídeo Experimental (duas aulas).
O Território Jovem Maria Eugênia funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e está localizado na Rua Sotero José do Bonfim, 171, na Zona Norte de Sorocaba. Mais informações pelo telefone (15) 3226.3314.
Tags:desenvolvimentoeconômico, Território Jovem, Viva Meninas
