Objetivo é identificar a produção cultural em Sorocaba
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), já recebeu 1.613 cadastros de pessoas que atuam na área cultural do município interessadas em compor o Mapeamento Cultural de Sorocaba. Ainda podem participar pessoas físicas ou jurídicas e, para isso, basta acessar a plataforma cultura.sorocaba.sp.gov.br/mapeamento[1] e preencher o formulário disponível.
O Mapeamento Cultural de Sorocaba é abrangente e possui treze categorias: Agentes Culturais; Atividades e espaços de bem-estar; Calendário de eventos; Empresas da área de cultura; Equipamentos culturais; Espaços de formação cultural; Estabelecimentos de alimentação e espaços de lazer; Instituições gestoras; Livros, publicações, estudos e pesquisas sobre cultura; Meios de comunicação; Patrimônio Cultural Imaterial; Patrimônio Cultural Material, e Políticas Públicas de Cultura.
Cada categoria se constitui de itens. Em ‘Agentes Culturais’, por exemplo, as subdivisões são: Artistas; Coletivos; Cooperativas, Grupos Artísticos; Produtores; Profissionais especializados na área de cultura; e Técnicos. Nesta categoria, até esta terça-feira (22), foram 390 cadastros. Cada pessoa poderá se cadastrar mais de uma categoria.
De acordo com a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes, esses números já são significativos. “Mas, é preciso lembrar que o mapeamento só funciona com a participação popular. Este nosso trabalho só vai dar certo se todos estiverem dispostos em contribuir”, disse.
É por meio desse mapeamento que a Secult terá uma visão geral da cidade. O Mapeamento Cultural possui ainda um mapa geográfico no qual quem se cadastra pode se georreferenciar, oferecendo a qualquer pessoa a oportunidade de consultar a ferramenta. Na categoria ‘Estabelecimentos de alimentação e espaços de lazer’, por exemplo, os sorocabanos podem consultar o estabelecimentos e escolher o mais próximo da sua residência ou o cardápio que mais lhe agrada. “Com isso vamos aprofundar o fortalecimento das políticas públicas promovidas pela gestão de Cultura do Município”, garante Jaqueline Gomes.
A ferramenta virtual foi desenvolvida pela Área de Tecnologia da Informação, da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), com apoio do Serviço de Comunicação (Secom), e está identificando a produção cultural da cidade, ação fundamental para a construção da Política Municipal de Cultura. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail mapeamentocultural@sorocaba.sp.gov.br[2] ou pelo telefone (15) 3212-7280.