Atualmente, 388 alunos são atendidos em Sorocaba nesses espaços. A partir do segundo semestre serão, ao todo, 35 salas do tipo em funcionamento no município
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Educação (Sedu), conforme a Instrução Normativa Sedu/GS nº 14/2016, está implantando mais quatro Salas de Recursos Multifuncionais. Com isso, o município terá 35 salas para Atendimento Educacional Especializado (AEE), a partir do segundo semestre deste ano. Na ocasião, atenderá mais de 430 alunos.
As novas salas de atendimento serão instaladas nas seguintes escolas: “Prof.ª Maria Ignez Figueiredo Deluno”, no Mineirão; “Prof. José Carlos Florenzano”, no Jardim Santa Esmeralda; “Prof. Ary de Oliveira Seabra”, no Jardim Eliana e “Prof.ª Genny Kalil Milego”, no Herbert de Souza.
A chefe de divisão de Educação Especial, Sílvia Souza Elias dos Santos, destaca que com a abertura dessas salas serão mais 40 estudantes com deficiência, matriculados na Rede Municipal de Ensino. “Atualmente, 388 alunos são atendidos, nas 31 unidades em funcionamento”, explica.
A necessidade de ampliação do número de classes de recursos multifuncionais para realização do AEE é em função da demanda de alunos da Rede Municipal de Ensino, ressalta a chefe de divisão de Educação Especial.
O Atendimento Educacional Especializado ocorre em salas de recursos multifuncionais, de forma a complementar ou suplementar a formação do aluno com necessidades educacionais especiais. Essas Salas Multifuncionais asseguram às crianças com deficiência o acesso a um sistema educacional inclusivo em todos os níveis, garantindo acesso, permanência e aprendizagem no ensino regular. Em Sorocaba, esse tipo de atendimento é oferecido desde 2010.
Atendimento
Professora do AEE há quatro anos, Pauline Jardini, atende 16 alunos por semana na Sala de Recurso da Escola Municipal “Prof. Irineu Leister”. Ela destaca que o trabalho é uma parceria com o professor da sala regular, frequentada pelo aluno. “Nosso atendimento serve para adaptação de material e habilidade, ou seja, fazemos de tudo para que a criança se desenvolva durante a aprendizagem e, com isso, possa acompanhar os demais alunos”, explica.
Cada aluno é atendido de uma a duas vezes por semana. No ato da matrícula no AEE, o responsável precisa apresentar laudo médico que ateste a condição do aluno. Pauline explica que são assistidos estudantes com deficiência física, intelectual e baixa visão, entre outras. “Com nosso auxílio, os alunos evoluem muito, mas para ter resultado precisamos do apoio dos pais, professores e gestores”, ressalta.
Um dos alunos atendido pela professora é Gustavo Teixeira Ventura, 7 anos, diagnosticado com atraso global de desenvolvimento. Pauline explica que o aluno está bastante habituado ao atendimento e que mostra melhora no aprendizado. “Aqui na sala de recurso ele recebe o atendimento à tarde e, pela manhã, frequenta o segundo ano do ensino regular”, disse.
Classe hospitalar
O AEE também é oferecido em classe hospitalar, ou seja, em ambientes onde ocorre o tratamento de saúde, seja na circunstância de internação – como tradicionalmente conhecida -, do atendimento em hospital-dia/semana ou em serviços de atenção integral à saúde mental. Atualmente, esse atendimento às crianças é realizado no Gpaci.
Confira as unidades escolares que dispõem atualmente de Sala de Recurso Multifuncional:
CEI 28 “Rauldinéia Esteves Machado”
EM “Dr. Achilles de Almeida”
EM “Prof. Basílio Costa Daemon”
EM “Prof. Benedicto José Nunes”
EM “Prof.ª Darlene Devasto”
EM “Dr. Hélio Rosa Baldy”
EM “Duljara Fernandes de Oliveira”
EM “Edward Frufru Marciano da Silva”
EM “Prof. Flávio de Souza Nogueira”
EM “Dr. Getúlio Vargas”
EM “Prof.ª Inês Rodrigues Cesarotti”
EM “Prof. Irineu Leister”
EM “José Mendes”
EM “Profª Julica Bierrenbach”
EM “Prof.ª Léa Edy Alonso Saliba”
EM “Leonor Pinto Thomaz”
EM “Prof. Luiz de Almeida Marins”
EM “Prof.ª Maria de Lourdes Ayres de Moraes”
EM “Prof.ª Maria de Lourdes Martins Martinez”
EM “Prof.ª Maria Domingas Tótora de Góes”
EM “Matheus Maylasky”
EM “Dr. Milton Leite Oliveira”
EM “Prof.ª Norma Justa Dall’Ara”
EM “Prof. Oswaldo de Oliveira”
EM “Prof. Paulo Fernando Nobrega Tortello”
EM “Avelino Leite de Camargo”
EM “Quinzinho de Barros”
EM “Rosa Cury”
EM “Tereza Ciambelli Gianini”
EM “Prof. Walter Carretero”
EM “Prof.ª Zilah Dias de Mello Scherepel”