Mais quatro bairros terão academias ao ar livre
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
As comunidades dos bairros Inhayba, Bom Jesus, Vila Carvalho e do Largo do Divino serão as próximos a contar com o benefício do programa de academias ao livre em suas áreas. Nos próximos dois meses, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), prosseguirá com o projeto de implantação do conjunto de aparelhos para ginastica e exercício físico.
Segundo o secretário Oduvaldo Denadai, atualmente são 62 academias instaladas em várias regiões da cidade. Periodicamente, uma equipe percorre esses locais conferindo as condições dos equipamentos e, se for o caso, fazendo a manutenção ou reposição dos aparelhos. Instaladas em praças, parques e espaços públicos, as academias são um atrativo para os moradores que passam a adotar hábitos mais saudáveis no cotidiano.
No bairro de Aparecidinha, por exemplo, é grande a frequência de populares, principalmente de mulheres, que diariamente utilizam os aparelhos para atividades físicas.
O projeto visa oferecer à população a possibilidade de praticar exercícios físicos em equipamentos adequados, sendo que o uso frequente dos dispositivos de ginástica auxilia nos cuidados com a saúde, colabora no fortalecimento da musculatura e também ajuda na perda calórica. “Os moradores podem se exercitar de forma correta, já que há um painel explicativo sobre para que serve e como deve ser usado cada aparelho ali instalado”, afirma o secretário.
Aparelhos
Cada academia conta com um conjunto de seis aparelhos: o esqui, que aumenta a flexibilidade dos membros inferiores e melhora a função cardiorrespiratória; o simulador de caminhada – responsável pelo aumento da mobilidade e desenvolvimento da coordenação motora e o surf, um aparelho que melhora a flexibilidade dos membros inferiores. Também tem o simulador de cavalgada – que fortalece a musculatura dos membros inferiores e superiores, aumentando a função cardiorrespiratória; o aparelho de pressão de pernas, que fortalece a musculatura das coxas, da perna e dos quadris; e o multiexercitador, no qual são trabalhados pernas e braços para o desempenho da flexão.
Tags:Academia ao ar livre, servicospublicos
