Mais nove pacientes deixam o Vera Cruz

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Na manhã desta segunda-feira (04), nove pacientes deixaram o Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz, unidade hospitalar que está sob intervenção da Secretaria da Saúde (SES). A partir de agora ele passar a viver na Residência Terapêutica (RT) Paraíso, a primeira do tipo a entrar em funcionamento na vizinha Votorantim.

Logo pela manhã, o clima era de despedida no Vera Cruz. Os pacientes, todos homens, com o auxílio de seus cuidadores fizeram as malas e ficaram à espera do transporte para a nova moradia. Todos foram acomodados num micro-ônibus, recepcionados por uma equipe do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Votorantim. As cuidadoras também seguiram com paciente até o novo endereço.

A terapeuta ocupacional Geni Garrote Lopes, que trabalhou por 14 anos no antigo Hospital Teixeira Lima, já desativado, e há um ano está no Vera Cruz, disse que na nova residência os pacientes terão mais qualidade de vida. “Estamos trabalhando os pacientes para que eles já se acostumem com a proposta de morarem em uma nova casa”, disse.

A chegada à moradia foi em clima de festa. Recebidos pela equipe da RT Paraíso, os pacientes, um a um, deixaram o veículo e conheceram a nova casa. João Batista Cravo completa 58 anos de vida no próximo domingo (10) e vai comemorar na nova residência. Viveu em hospitais psiquiátricos desde 1994 e, após escolher os eu quarto, já estava preocupado com o cardápio do almoço. “Vida nova a partir de agora”, disse.

Essa RT conta com seis quartos, sala de TV, cozinha, área externa para atividades e três banheiros. Além deles, um outro homem que está no Hospital Psiquiátrico Vale das Hortênsias, em Piedade, também vai morar no local. Quatro cuidadores e um técnico de enfermagem vão prestar atendimento aos moradores. Se houver necessidade, também terão acesso ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps), daquele município.

Talita Cristina de Moraes, da equipe de Saúde Mental da SES de Sorocaba, explica que a proposta é devolver a cada um dos assistidos a capacidade de se cuidar, sempre tendo como retaguarda o sistema público de saúde. As saídas de pacientes ocorrem a cada semana, seja para RTs em Sorocaba ou outros municípios, bem como para irem morar com seus respectivos familiares.

A ação faz parte do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em dezembro de 2012, entre a União, Estado, os municípios de Sorocaba, Salto de Pirapora e Piedade, além dos Ministérios Públicos Federal e Estadual. A medida prevê a completa desinstitucionalização dos pacientes psiquiátricos dessas três cidades até dezembro deste ano.

O Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz, único hospital psiquiátrico em funcionamento em Sorocaba, com a saída desses nove pacientes para Votorantim, passa a contar com 412 assistidos.

Tags:, ,