Mais dez pacientes, sendo cinco homens e cinco mulheres, receberam alta médica nesta terça-feira (27) e deixaram o Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz. Eles foram levados para Residências Terapêuticas (RTs) de Itaim Paulista e Cidade Ademar, na Capital Paulista.
Agora, são 368 pacientes no “Vera Cruz”, sendo 109 de Sorocaba e os demais de municípios de São Paulo e de outros estados. Na última semana, outros três internos receberam alta médica e foram levados para uma RT em Salto de Pirapora e mais um, para uma das unidades em Sorocaba.
Os internos foram levados para a nova moradia por assistentes sociais que são suas referências técnicas, além de membros da equipe de desinstitucionalização que atuam na Secretaria da Saúde (SES). Dos dez pacientes, o mais novo tem 40 anos de idade e o mais velho, 62. O tempo de internação deles varia de 7 a 40 anos.
De acordo com a coordenação de Saúde Mental de Sorocaba, a transferência favorece a reinserção social desses pacientes e a recuperação dos laços familiares, o que pode implicar com a alta da RT em algum momento.
Ao receber alta médica, cada paciente leva toda a documentação pessoal, inclusive declaração de tempo de internação, seus pertences e medicamentos para 30 dias, até que sejam referenciados pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps) responsável pela RT.
Para a próxima semana está programada a alta médica de mais dez pacientes, que serão levados para RTs de Cidade Tiradentes e Guaianazes, também em São Paulo.
A completa desinstitucionalização dos pacientes de saúde Mental de Sorocaba, Piedade e Salto de Pirapora está prevista para ser concluída até dezembro de 2016, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre as partes e os ministérios públicos estadual e federal.