Mais de setenta toneladas de materiais são retirados de residências

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos (Serp), a operação cata-treco chegou ao décimo dia com 71,3 toneladas de materiais inservíveis recolhidos de residências de vários bairros da zona norte da cidade. Esses materiais, constituídos em grande parte por móveis velhos, eletrodomésticos quebrados, metais e plásticos, entre outros, se encontravam armazenados em casas de bairros como Jardim Flamboyant, Maria Eugênia, Santa Marina e Santa Luiza.

O objetivo da ação é recolher quaisquer materiais inservíveis que possam se transformar em criadouros do mosquito da dengue, o Aedes aegypti. Um carro de som sempre passa pelas ruas dos bairros no dia anterior à ação orientando os cidadãos a depositarem nas calçadas os materiais que desejam descartar de forma correta.

Nesta quarta-feira a ação completará as ruas dos bairros Santa Marina 1 e 2 e ainda percorrerá as vias do bairro Santa Lucia. A Serp solicita a colaboração dos moradores dessas localidades no sentido de que só descartem móveis quebrados, eletrodomésticos velhos, latas e outros materiais em desuso. A operação cata-treco não recolhe entulho, outros resíduos de construção ou lixo doméstico.

Conforme destaca o secretário Oduvaldo Denadai, é comum os moradores guardarem em casa, principalmente no quintal, objetos e materiais que não utilizam mais, mas que podem reter água, tornando-se criadouros do mosquito. “Quem mora nessas regiões da cidade deve ficar atento e aproveitar para descartar de forma correta esses materiais que não estão sendo usados”, afirma.

A ação tem o apoio das Secretarias de Saúde e da Cultura.

Tags: