A edição voltada ao trabalhador do programa “Time do Emprego”, que acontece durante o mês de maio, teve 235 sorocabanos inscritos. Nesta edição especial, a capacitação será de forma intensiva, com aulas em 10 dias consecutivos, em vez de dez semanas, como ocorre tradicionalmente.
Diante dessa procura, a Prefeitura implantou mais três turmas, além das duas previstas inicialmente, totalizando 125 participantes. Duas turmas terão capacitação no próprio Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), outras duas na Uniten e a quinta turma terá aulas na Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).
Com 25 alunos, a primeira turma participou na tarde desta segunda-feira (2), no PAT, do primeiro dos dez encontros previstos. Outra turma começará no dia 16, com aulas até o dia 31. Na Uniten, as duas turmas terão início no dia 16 de maio, com encontros das 14h às 17h, enquanto que na Sedes, a capacitação começará no dia 9 de maio.
Conforme explica o coordenador do PAT, Edson Salinas, levando em consideração o volume de pessoas que se cadastraram para participar do programa, está sendo planejada a implantação de mais turmas do Time do Emprego Intensivo. “Com a capacitação em dias consecutivos, esperamos que o número de desistentes seja menor, pois a cada encontro cria-se uma grande expectativa, para ter acesso aos conteúdos dos próximos encontros e, o mais importante, que o tempo de um encontro para o outro será bem menor”, adianta.
O “Time do Emprego” intensivo terá o mesmo conteúdo, com a mesma qualidade e intensidade daquele em padrão tradicional.
Parceria e objetivos
O programa Time do Emprego funciona em Sorocaba graças a uma parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), com a Secretaria Estadual de Emprego e Relações do Trabalho (Sert). O programa apresenta alto índice de colocação e reinserção de trabalhadores, sendo indicado para jovens que buscam o primeiro emprego ou para quem encontra dificuldade em voltar ao mercado de trabalho.
O programa visa inserir ou recolocar maiores de 16 anos no mercado de trabalho. A ação tem o objetivo de orientar o trabalhador a buscar um emprego compatível com seus interesses, habilidades e qualificações profissionais. Os participantes aprendem técnicas de direcionamento ao mercado de trabalho, sugestões para aperfeiçoar habilidades e produzir um currículo interessante, postura no momento da procura por emprego e dicas de comportamento em entrevistas, entre outros assuntos.
O programa tem como conceito básico a metodologia canadense, Canadian Steel Trade and Employment Congress (CSTEC), foi adaptado pela Secretaria de Estado de Emprego e Relações do Trabalho do Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Canadá de Transferência de Tecnologia para Desenvolvimento de Recursos Humanos no Estado de São Paulo. Sua efetividade é comprovada pelo índice de empregabilidade. O PAT fica à Rua Coronel Cavalheiros, 353, Centro. O telefone de contato é o (15) 3229-2880.