Mais de 2.500 empreendedores sorocabanos já deixaram a informalidade em 2015
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Criado pela Prefeitura de Sorocaba para auxiliar os pequenos empreendedores e trabalhadores individuais por conta própria, o Espaço Empreendedor foi responsável pela formalização de pelo menos 2.571 sorocabanos nos primeiros sete meses deste ano. São trabalhadores que, além de atuar legalmente, passaram a contar com benefícios como cobertura pela Previdência Social.
Apenas no mês de julho, 413 cidadãos foram formalizados por intermédio do Espaço Empreendedor. Ao todo, 940 trabalhadores foram atendidos na busca de informações sobre a documentação necessária e como proceder para se formalizar. Outros buscaram informações e orientações sobre a emissão de guias como a Declaração Anual do Simples Nacional (DAS-Simei), além de esclarecimentos sobre a Declaração de Imposto de Renda relativo a 2014.
Giulia de Campos Rocha está entre os sorocabanos que buscaram a formalização e, agora, sua loja de sucos e lanches naturais na região central de Sorocaba trabalha legalmente. A empresária revela que, juntamente com o marido, Henrique Oliveira, já trabalhava com sucos nas feiras de artesanatos, mas precisava se formalizar para poder utilizar a máquina de cartões de crédito e débito. “Além da formalização, o pessoal do Espaço Empreendedor me encaminhou para o Banco do Povo, onde consegui R$5 mil emprestados para estruturar a loja e comprar mais equipamentos”, afirma.
Do total de formalizados, mais uma vez as mulheres ficaram na liderança com pouco mais de 50% dos negócios. O setor que mais registrou profissionais formalizados foi o de Tratamento de Beleza (estética), vindo em seguida o de Cabeleireiro e, em terceiro lugar o de Artigos de vestuários. Nestes números não estão computados os mais de quatrocentos atendimentos realizados pelo Banco do Povo Paulista, que também funciona no local e que fechou 37 contratos durante o mês de julho.
O Espaço Empreendedor fica à Av. Afonso Vergueiro, 1927. Funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. O atendimento é totalmente gratuito e não é preciso agendar horário. Para mais informações o telefone é 3202-9152.
Tags:Desenvolvimento Econômico, Espaço Empreendedor
