Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/mais-cinco-pacientes-deixam-o-vera-cruz/
Acessado em: 30/11/2025 - 07h37

Mais cinco pacientes deixam o “Vera Cruz”

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Cinco internos do Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz receberam alta médica e foram levados para a Residência Terapêutica (RT) de Capela do Socorro, na cidade de São Paulo, na manhã desta quarta-feira (10). Eles são os primeiros dos 61 paulistanos internados em Sorocaba a serem transferidos para a capital paulista.

Os pacientes, três homens e duas mulheres, foram levados para a nova moradia por profissionais de referência técnica e da equipe de desinstitucionalização da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES). Assim que o veículo estacionou, houve a aproximação dos demais moradores, pois todos queriam se despedir e ajudar com as malas.

Porém, a despedida começou na terça-feira (9), quando fizeram as malas e compraram material de higiene, com o auxílio da equipe técnica da unidade. A assistente social Samanta Tunuchi explica que o trabalho de orientação dos moradores é contínuo. Inclusive, quando da alta e do encaminhamento para a Residência Terapêutica (RT): “Nesses casos passamos o prontuário e todos os cuidados necessário a determinado paciente à equipe do CAPS e da desinstitucionalização do município para onde ele está sendo encaminhado”, conta.

Internada há 25 anos, Delzita Gomes da Silva, 57 anos, estava no “Vera Cruz” desde 2014. Ela só aceitou receber alta com uma condição: desde que pudesse levar seus dois cães de estimação, o “Bruno” e a “Chanel”. Para tanto, os dois animais foram colocados em caixas de transportes específicas para cães, e seguiram viagem.

Claudinéia de Jesus, 47 anos, que passou 30 anos internada, estava muito emocionada e abraçou a todos. Ela também levou para a nova casa várias malas cheias de pertences. Ainda ganharam um novo lar: Antônio Cardoso, 66 anos, que passou 35 anos internado; Lauro da Silva, 64, também internado por 35 anos, e Walter Vieira, 51, paciente em hospitais psiquiátricos há 25.

Com a ida desses moradores, o “Vera Cruz” conta agora com 403 moradores, de 94 cidades, incluindo dez de outros Estados, como Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A cidade de Sorocaba conta com 111 pacientes no polo local de desinstitucionalização.

Nos próximos dias, mais três moradores serão encaminhados para uma RT em Mauá, na grande São Paulo. A completa desinstitucionalização dos pacientes de saúde Mental de Sorocaba, Piedade e Salto de Pirapora está prevista para ser concluída até dezembro de 2016, conforme estabelece Termo de Ajustamento de Conduta (TAC).