Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/mais-cinco-pacientes-deixam-o-vera-cruz-2/
Acessado em: 30/11/2025 - 10h00

Mais cinco pacientes deixam o “Vera Cruz”

Por: André Reis - areis@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Agora são 397 internos no Polo Desinstitucionalização

Mais cinco internos do Polo de Desinstitucionalização Vera Cruz receberam alta médica na manhã desta quinta-feira (18) e foram levados para a Residência Terapêutica (RT), no Bairro Itaim, na Capital Paulista. A viagem para a nova moradia foi na companhia de assistentes sociais, que são as referências técnicas responsáveis por cada um deles.

A ansiedade tomou conta dos cinco internos, sendo quatro homens e uma mulher. Todos estavam internados há mais de 20 anos. Logo pela manhã, prepararam suas malas e ficaram na recepção do “Vera Cruz” à espera da chegada do veículo que os levariam para a nova residência.

Entre os internos que seguiram para a nova moradia estava E.A.A.F., 42 anos, internado há 25 anos. Ele é um dos poucos a receber visita da mãe a cada quinze dias e só não vai morar com ela devido à idade avançada, pois está com 79 anos. “Inclusive a mãe e uma irmã estarão à espera dele na RT”, conta a assistente social Priscila Pitanga.

Com esta saída de internos, a segunda nesta semana – tendo em vista que na última quarta-feira (17), duas mulheres também receberam alta médica e foram levadas para Residência Terapêutica no município de Itararé – o “Vera Cruz” passa a contar com 397 internos. Desses 111 são moradores de Sorocaba.

A completa desinstitucionalização dos pacientes de saúde Mental de Sorocaba, Piedade e Salto de Pirapora está prevista para ser concluída até dezembro de 2016, conforme Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado entre as partes e os ministérios públicos estadual e federal.

As RTs são custeadas mensalmente com recursos do Ministério da Saúde (MS) e do município, para a manutenção dos espaços, como pagamento de locação, compra de mantimentos, água, energia elétrica e telefone. Cada unidade conta ainda com um técnico em enfermagem 24 horas, um coordenador e recebe monitoramento de uma equipe do Caps.

A coordenadora de Saúde Mental de Sorocaba, Mirsa Elisabeth Dellosi, explica que ao ser encaminhado para a RT, o interno tem direito a Benefício do Programa de Volta pra Casa, no valor de R$ 412, para manter os custos de ordem pessoal. “Ao receber a alta, cada um leva toda a documentação pessoal com declaração de tempo de internação, pertences e medicamentos para 30 dias, até que sejam referenciados pelo Caps”, ressalta.