Mais 680 cães e gatos serão atendidos no Mutirão de Castração

Por: Mariana Campos – macampos@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Assis Cavalcante

Na manhã desta terça-feira (dia 24), a Prefeitura de Sorocaba deu início a mais uma etapa de cirurgias do Mutirão de Castração de Cães e Gatos da Zona Leste do município. Ao todo, 680 animais domésticos, sendo 265 felinos e 415 caninos, estão agendados para as cirurgias que vão ocorrer até esta sexta-feira (dia 27) no Parque dos Espanhóis, em Pinheiros. Além de serem castrados gratuitamente, os animais estão recebendo microchips de identificação.

Promovida pelas Secretarias do Meio Ambiente (Sema) e da Saúde (SES), a iniciativa tem o objetivo de prevenir zoonoses e reduzir a população de animais abandonados, além de promover a melhoria da qualidade de vida dos animais domésticos.

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, nos sete primeiros meses de mutirão – de abril a outubro deste ano – a Prefeitura de Sorocaba já castrou 4.160 animais domésticos. A previsão é atender 6.500 cães e gatos até o encerramento do contrato.

A castração, além de ser o método mais garantido para o controle populacional de animais domésticos, também diminui a probabilidade de doenças como tumores de mama e próstata, além de doenças infectocontagiosas.

A identificação por microchip permite a responsabilização e a possibilidade de devolução de animais perdidos ou abandonados, contribuindo para o bem-estar do próprio animal e da população. Outro benefício é a diminuição do risco de transmissão de zoonoses e agravos de saúde do bicho. Além disso, o microchip vai possibilitar a formação de um banco de dados para, futuramente, nortear as políticas públicas ligadas ao bem-estar animal em Sorocaba.

A professora Renata Padilha, moradora do Barcelona, era uma das que aguardava a chamada da senha para cirurgia de sua cachorra Lilica, de nove meses de idade. “Como moro com minha sogra, que tem um cão macho grande e que não é castrado, tenho medo que ela procrie. Adotei ela há quatro meses e vim aqui para castrar de graça para proteger ela mesmo. Achei muito interessante este trabalho da Prefeitura”, afirmou a munícipe.

Quem também aproveitou a oportunidade foi o corretor de imóveis Ildemar Sepi, morador do Jardim Tropical, que levou o gato Morga, de nove meses de idade, para ser castrado gratuitamente no mutirão. “Resolvi castrar principalmente para ele não fugir de casa e acabar se metendo em briga na rua. É para proteger ele mesmo”, explicou. “É muito bom ter esta opção de graça. Gastaria uns R$ 150 numa clínica particular”, comentou.

Mais informações sobre o Mutirão de Castração podem ser obtidas pelo telefone 156 ou na Casa do Cidadão da Nogueira Padilha, localizada na Avenida Coronel Nogueira Padilha, 1.460, na Vila Hortência.

Tags:,