Endereço: http://agencia-local.sorocaba.sp.gov.br/mais-356-sorocabanos-deixam-a-informalidade-em-abril/
Acessado em: 19/01/2026 - 01h37

Mais 356 sorocabanos deixam a informalidade em abril

Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br

Foto: Alexandre Lombardi - alombardi@sorocaba.sp.gov.br

Sorocaba se mantém na linha de frente das cidades que mais formalizam no Estado de São Paulo. Durante o mês de abril, mais 356 empreendedores, ou trabalhadores individuais por conta própria, deixaram a informalidade no município, segundo levantamento do Espaço Empreendedor. Com isso, a cidade ficou com a quarta colocação no ranking das cidades com população média de 600 mil habitantes, atrás de Santo André (397), Osasco (376) e Ribeirão Preto (365).

Com os números apontados no segundo mês de 2016, Sorocaba chega à expressiva marca de 24.675 microempreendedores trabalhando legalmente. Durante o mês de abril foram atendidos no Espaço Empreendedor 789 pessoas em busca de serviços como a formalização, atendimento de declaração rendimento, alteração cadastral, solicitação de baixa, emissão de nota fiscal eletrônica, boleto DAS-Simei e informações diversas.

Desta vez, o setor de estabelecimentos comerciais que trabalham com artigos de vestuário ficou na frente com 24 formalizações. Na segunda colocação ficou o setor de promoção de vendas, com 14 trabalhadores que deixaram a informalidade durante os 19 dias úteis de abril. Se comparado com o mesmo período do ano passado, são 18 sorocabanos a mais que deixaram a informalidade.

No caso dos formalizados, são micros e pequenos empresários que passam a trabalhar legalmente, constituindo o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), o que permite, além da abertura de uma conta bancária, empréstimos com juros mais acessíveis e a emissão de notas fiscais. Também considera-se que o empreendedor e sua família ficam protegidos pelos benefícios da Previdência Social: aposentadoria por idade (mulher aos 60 anos e homem aos 65 anos, após 15 anos de contribuição), aposentadoria por invalidez, auxílio-doença, salário-maternidade, pensão por morte e auxílio-reclusão.

Criado pela Prefeitura para facilitar a vida dos pequenos empresários ou trabalhadores individuais por conta própria, o Espaço Empreendedor é vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). Concentra vários serviços gratuitos para formalização e gestão do negócio, além da unidade do Banco do Povo Paulista, que oferece microcrédito com taxa de apenas 0,35% ao mês. Fica na Av. Afonso Vergueiro, 1.927, no bairro Santa Terezinha. Informações pelo telefone (15) 3229-2372.