Mais 350 micro e pequenos empreendedores são formalizados
O Espaço Empreendedor, criado pela Prefeitura de Sorocaba para orientar e apoiar os pequenos empreendedores ou trabalhadores individuais por conta própria, registrou em maio mais 350 formalizações. São trabalhadores que deixaram a informalidade e, a partir de agora, contam com benefícios como a cobertura da Previdência Social.
Ao todo, 990 trabalhadores foram atendidos na busca de informações sobre a documentação necessária e como proceder para se formalizar. Outros buscaram informações e orientações sobre a emissão de guias como a Declaração Anual do Simples Nacional (DAS-Simei), além de esclarecimentos sobre a Declaração de Imposto de Renda relativo a 2014, cujo prazo final foi dia 31 de maio.
Anderson Pereira, morador do Conjunto Habitacional ‘Ana Paula Eleutério’ é um dos novos empresários formalizados pelo Espaço Empreendedor durante o mês de maio. O jovem, de 22 anos, é um dos alunos do curso de editoração eletrônica realizado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten).
Ele conta que se convenceu sobre a formalização e abertura da empresa ao assistir uma palestra realizada pelo Espaço Empreendedor, quando então convidou outros três colegas e abriu uma empresa de Comunicação Visual que trabalha com editoração de revistas, livros e jornais, entre outros produtos. “Trabalhamos no sistema de ‘Home Office’ (cada um em sua casa), e já temos alguns clientes. Nosso objetivo é evoluir para uma Agência de Comunicação completa”, revela.
Giulia de Campos Rocha também está entre os sorocabanos que buscaram a formalização e, agora, sua loja de sucos e lanches naturais na região central de Sorocaba trabalha legalmente. A empresária revela que juntamente com o marido, Henrique Oliveira, já trabalhava com sucos nas feiras de artesanatos, mas precisava se formalizar para poder utilizar a máquina de cartões de crédito e débito. “Além da formalização, o pessoal do Espaço Empreendedor me encaminhou para o Banco do Povo, onde consegui R$5 mil emprestados para estruturar a loja e comprar mais equipamentos”, afirma.
Do total de formalizados, mais uma vez as mulheres ficaram na liderança com quase 55% dos negócios, grande parte na área de prestação de serviços. Nestes números não estão computados os mais de quatrocentos atendimentos realizados pelo Banco do Povo Paulista, que também funciona no local, resultando na concessão de mais de R$ 111 mil em empréstimos aos pequenos empreendedores.
No acumulado do ano, já são 5.308 pessoas atendidas no Espaço Empreendedor, dos quais 1.654 devidamente formalizadas. Com o desempenho de maio, já são aproximadamente 24.500 sorocabanos que deixaram a informalidade nos últimos anos, a grande maioria por intermédio do Espaço Empreendedor.
Criado pela Prefeitura de Sorocaba em agosto de 2012, o Espaço Empreendedor concentra uma série de ações e serviços voltados a facilitar a vida dos micro e pequenos empreendedores da cidade, oferecendo apoio a eles, sejam formalizados ou não. O atendimento é totalmente gratuito e não é preciso agendar horário.
Tags:Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Econômico, Espaço Empreendedor, Espaço Empreendedor
