Mais 140 sorocabanos recebem qualificação profissional pela Uniten
Por: claudio rostellato – crostellato@sorocaba.sp.gov.br
Foto: Emerson Ferraz
A noite desta quinta-feira (3) foi mais que especial para a sorocabana Cibele Figueiredo, moradora da Vila Barão. Ela se enfeitou e escolheu o melhor vestido para receber o seu primeiro diploma de profissional do Serviço Nacional do Comércio (Senac). Quando a apresentadora chamou seu nome e recebeu os aplausos dos demais colegas, não conteve a emoção. “Precisava trabalhar, ter uma renda para o sustento de casa. Agora sou manicure profissional com diploma e já estou atendendo clientes em domicílio, ganhando um dinheirinho”, contou orgulhosa.
E foi isso que se viu, um misto de emoções que tomou conta dos 140 formandos e seus familiares, que participaram da entrega dos certificados dos cursos de Depilação, Manicure e Pedicure e Corte e Escovação de Cabelos, no auditório do Senac.
Resultado da parceria entre a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten) e o Senac, que cedeu os professores, esses cursos estão entre os mais concorridos devido, justamente, ao forte crescimento do setor de beleza e estética.
A capacitação auxilia aquelas pessoas que pretendem trabalhar no setor, quer seja para reforçar a renda familiar ou pelo desejo de empreender e abrir o próprio salão.
Este é o caso de Winne de Souza Ferreira, da Vila Haro, que trabalhava com depilação há cerca de cinco anos. Ela fez o curso de Corte e Escovação de cabelos para, finalmente, poder abrir seu próprio salão. “Sempre tive o desejo de empreender e no começo do ano que vem quero tornar isso uma realidade”, projetou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, que participou da solenidade, destacou a garra e dedicação dos alunos no aprendizado de uma nova ocupação. “Sorocaba ganha muito com o trabalho de vocês. Deixam as pessoas mais bonitas, eleva a autoestima e cada um constrói a sua história. Agradeço ao Senac por essa boa parceria e gostaria de continuar oferecendo cursos de qualidade, preparando pessoas para o mercado de trabalho”, afirmou.
Assim como os demais alunos, Winne elogiou a qualidade dos cursos oferecidos pela Uniten com a chancela de uma instituição nacionalmente reconhecida, como é o Senac. “Os professores são muito bons, aprendemos praticando as técnicas de cortes, tanto de cabelos masculino quanto feminino”, contou ela.
Vizinha da, agora, manicure Cibele, Joice Almeida também fez o curso de Manicure e Pedicure. Ela estava em dificuldade em casa porque o marido perdeu o emprego e então resolveu aprender uma nova profissão para ajudar em casa. “Achava que não tinha jeito para esse trabalho, mas aprendi e já estou fazendo alguns trabalhos na vizinhança”, contou orgulhosa.
As parcerias com entidades e empresas com larga experiência na capacitação profissional resultaram na realização de quase 150 cursos de capacitação pela Uniten, fechando 2015 com 4.190 alunos capacitados. Os cursos profissionalizantes foram realizados sem custo algum para os alunos.
Tags:desenvolvimentoeconômico, Uniten
