Mais 13 pacientes deixam Hospital Vera Cruz
Por: Evenize Batista - ecbsilva@sorocaba.sp.gov.br
Em continuidade ao processo de desinstitucionalização dos pacientes da saúde mental em Sorocaba, 13 pacientes que eram mantidos no Hospital Psiquiátrico Vera Cruz deixaram o local nesta semana. Os ex-moradores foram destinados a Piedade e Itapetininga e passarão a viver em residências terapêuticas. Atualmente restam no Hospital Vera Cruz, 285 pacientes crônicos, deste total 90 são de Sorocaba e o restante é originário de outras cidades.
A transferência dos nove pacientes para Itapetininga foi na manhã desta sexta-feira (10), acompanhada por uma equipe da Saúde Mental da Secretaria da Saúde de Sorocaba e por equipe de Itapetininga, incluindo o coordenador da Saúde Mental, Érico Pontes. Ele explicou que nos últimos anos a rede de saúde mental da cidade foi ampliada para atender às necessidades. Além de três Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs), foram montadas três residências terapêuticas. “Uma masculina e uma feminina vão ser ocupadas por esses pacientes que estão indo embora de Sorocaba agora. A terceira, que também será masculina, está destinada a pacientes de Itapetininga que estão em outros hospitais no Estado de São Paulo e que também vamos buscar”, conta o coordenador.
Pontes comentou que a equipe de Saúde Mental estava ansiosa para a transferência de pacientes. “Foi um processo longo, com etapas burocráticas, depois tivemos uma fase delicada de preparar a comunidade para a ocupação das residências. Agora estamos felizes com a transferência que é a garantia do direito desses pacientes”, destaca. Com alegria e emoção, pacientes e funcionários acompanharam a saída de quatro mulheres e cinco homens para Itapetininga. Antes do veículo que os transportou chegar, o grupo já estava pronto, com as malas feitas, vários deles emocionados. Na hora da despedida, choro e lágrimas foram reações de alguns pacientes que aguardam o próprio dia de ir embora. Essas transferências, porém, em muitos casos, dependem da iniciativa dos outros municípios que precisam ter a estrutura adequada para recebê-los.
No colegiado de Itapetininga, formado por 13 cidades, por exemplo, Erico Pontes comenta que apenas a cidade sede conseguiu concluir a instalação das RTs. “Todas as demais cidades devem montar pelo menos uma residência, mas, até o momento, apenas Itapetininga concluiu o processo”, salienta. Na última quarta-feira, dia 08, foram transferidas quatro pacientes para a cidade de Piedade, todas elas foram destinadas a residências terapêuticas. A próxima alta de pacientes do Hospital Vera Cruz ocorrerá no dia 16 de fevereiro.
